fbpx

Blog

6 Dicas e Tendências para o Live Commerce

Conheça abaixo as principais tendências dessa tecnologia de comércio digital.

O Live Commerce (transmissões de conteúdo via web onde o botão de “comprar” aparece durante as apresentações de vídeo ao vivo) têm apresentado resultados bastante expressivos em todo o mundo. Com o uso de plataformas relativamente acessíveis, pode-se criar um novo e poderoso canal de vendas para sua empresa. Veja uma introdução sobre esse assunto clicando aqui.

1 – Transmissões baseadas em perguntas e respostas ao vivo

 

Essa é a solução ideal se você ainda não sabe muito bem o que pode e o que deve usar em suas transmissões comerciais ao vivo.

É uma ótima oportunidade para apresentar e testar produtos. A ideia aqui é apresentar os produtos ou serviços e estimular os participantes a fazer todo tipo de perguntas a respeito dos benefícios e das condições da venda. As perguntas podem ser respondidas imediatamente.

Esses insights podem também servir para treinar a equipe de vendedores antes mesmo de um lançamento oficial.

Uma resposta bem construída realizada ao vivo estimula a compra por impulso e pode acrescentar muito conhecimento sobre interesses e rejeição de produtos antes mesmo que eles entrem nas prateleiras.

Prepare de antemão e guarde por escrito algumas perguntas que podem surgir para estimular os espectadores caso eles se comportem de maneira tímida.

Confira abaixo alguns assuntos para as suas sessões de perguntas e respostas:

  • –  Sobre a história da empresa seus fundadores e principais realizações
  • –  Destaque do produto do mês
  • –  Sugestões de presentes de acordo com o calendário anual do comércio
  • –  Guia de estilo e tendências para a estação
  • –  Tendências de sua indústria e/ou área de atuação
  • –  Grave as suas sessões de transmissão, pois elas podem se tornar excelentes vídeos para serem usados posteriormente nas suas páginas de produtos (loja virtual), no seu canal no Youtube e em suas redes sociais.

2 – Compras através de transmissão de vídeo ao vivo para uma só pessoa

 

Esse tipo de transmissão é quase que uma continuação de uma apresentação usando uma ferramenta como o Zoom, mas é importante ter o botão de compra ou pelo menos um link para uma página onde o cliente pode clicar para realizar a compra, calcular o frete, considerar o parcelamento e etc. neste caso, nem há necessidade de fazer uma grande produção para o vídeo de transmissão.

Essa é uma tendência em grande expansão e uma boa maneira de criar interações com clientes sem que esse tenha necessidade de deixar o conforto de seu lar ou escritório.

Muito embora possa ser usada em qualquer negócio, parece que a as transmissões de um-para-um tem tido maior sucesso com itens de mais alto valor agregado, tais como itens de luxo, carros, joias, barcos, entre muitos outros.

Lembre-se destas práticas recomendadas:

Use recursos de segmentação para oferecer vídeo chamadas ao vivo para o cada cliente certo no momento certo em sua jornada de compra.

Sempre detalhar antes da vídeo chamada o que o cliente vai encontrar, por exemplo, que ele não precisa ligar a câmera e que outros recursos, tais como cálculo de frete, tempo de entrega e detalhamento das garantias estão disponíveis.

Mesmo que uma chamada individual não resulte em uma venda imediata, sua marca poderá estar criando laços de convencimento e confiança com o cliente.

3 – Uso de influenciadores e celebridades na transmissão

 

Contratar um(a) influenciador(a) digital carismático e bem aceito em seu mercado alvo pode atrair muito mais gente para suas transmissões e pode aumentar significativamente o sucesso nas suas vendas.

Essa prática dependendo da rede de seguidores de cada influenciador digital pode alcançar até milhões de possíveis clientes em uma só transmissão!

Considere os vídeos ao vivo de um para muitos ou até mesmo vídeos pré-gravados para sua estratégia de marketing de vídeo de influenciadores. No caso de vídeos gravados tenha certeza de que você tem pessoas treinadas usando uma ferramenta de chat para responder às principais perguntas das pessoas que virão assistir sua transmissão.

Segundo a Folha/UOL, já existem no Brasil mais de 500 mil influenciadores que cobram uma média de R$ 18.000 por cada trabalho realizado nesta área. Óbvio que uma atriz famosa da Rede Globo vai cobrar muito mais do que uma pessoa que tem influência somente sobre uma cidade do interior ou um mercado mais específico.

4 – Conversas de chat ao vivo

 

As conversas de chat ao vivo são muito importantes durante o seu evento de transmissão ao vivo.

Hoje em dia podemos até já usar  essa prática de marketing de conversação via chat. As pessoas estão tão acostumadas a usar o WhatsApp que o uso de um chat com intenções mais comerciais não assusta os clientes.

Essa técnica – quando bem utilizada – facilita o engajamento e causa uma sensação de conexão entre marca e cliente. As respostas instantâneas às perguntas ajuda bastante a um cliente tomar decisões e traz de volta ao centro do comércio a compra por impulso.

No chat ao vivo tenha sempre material de apoio já previamente preparado, como por exemplo, respostas para as perguntas mais frequentes, imagens e fotos esclarecedoras, links com mais informações e avaliações de clientes atuais que compraram os produtos oferecidos.

Os atendentes no chat devem estimular a descontração e o entusiasmo com os produtos/serviços e práticas de seu negócio.

Tenha também preparado de antemão links para outros produtos que possam ser de interesse do cliente e até algumas ofertas irresistíveis.

5 – Transmissão ao vivo omnichanel (para todos os canais que aceitem vídeos e/ou transmissões)

 

Já que você vai fazer uma transmissão ao vivo, inclua todos os canais questão disponíveis para a sua marca além da plataforma nativa do Live Commerce com botões, como por exemplo o Youtube, Facebook, Instagram entre outros.

O marketing omnichanel se propõe a oferecer uma experiência integrada em todos os dispositivos e canais. A consistência e padronização neste caso é fundamental.

Se possível inclua botões e links de compartilhamento de sua transmissão. E lembre-se de sempre editar e reutilizar trechos de discussões de vídeo ou de chat na maior em vários canais.

6 – Vendendo com uso de realidade virtual

 

Muitas marcas estão começando a usar realidade virtual para vender mais. Outras começam a pesquisar o assunto se preparando para quando o Facebook (Meta) lançar o seu já propagado metaverso.

O metaverso pode ser entendido como um ambiente virtual onde as pessoas podem interagir entre si e também com uma infinidade de objetos digitais. Pode parecer ficção científica neste momento, mas muitos estão investindo e se preparando para oferecer produtos aos seus clientes dessa forma. Mas o que o que as marcas podem fazer para se beneficiar com o realidade virtual?

Confira alguns exemplos

Espelho Virtual

Uma tendência que muitos acreditam que vai ser o normal nos próximos poucos anos é o uso do ESPELHO VIRTUAL. Se você tem uma câmera em seu aparelho de navegação na web, você poderá entrar dentro de uma loja virtual e “experimentar” os produtos em você mesmo, e se gostar, já coloca em seu carrinho de compras.

Confira abaixo nesta plataforma como você fica experimentando tipos de óculos, maquiagem e acessórios diferentes como se estivesse olhando para um espelho. Funciona no computador e no celular.

https://try.virtooal.com/en

IKEA

O Ikea é uma empresa multinacional de origem sueca que comercializa móveis principalmente na Europa e está à frente no uso de realidades virtuais. A marca já permite que seus clientes projetem ambientes pessoais por meio da tecnologia de realidade aumentada.

Em 2021 a empresa deixou de lançar seus tradicionais catálogos impressos com os quais oferecia seus produtos aos seus clientes por mais de 70 anos.

A experiência de varejo IKEA Virtual Reality permite que os usuários escolham o layout da casa, mobíliem em escala real e obtenham uma lista de todos os itens selecionados com o código de referência exclusivo e a lista de preços.

Este aplicativo – que já pode ser baixado para o seu celular – permite que você experimente diversos tipos móveis em sua própria sala antes de comprar:

https://www.ikea.com/au/en/customer-service/mobile-apps/say-hej-to-ikea-place-pub1f8af050

Um vídeo sobre o assunto: https://youtu.be/5_znFPj5Lis  (em inglês)