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Transmissões digitais ao vivo
com botões de compra

Uma revolução no comércio digital está varrendo o mundo. Com soluções relativamente simples e acessíveis, os vendedores são colocados de frente aos consumidores como se fazia antigamente. Só que agora é tudo digital.

Uma nova tendência surge com grande força por causa dos resultados expressivos que vem apresentando no mundo online. Assim como as reuniões online na plataforma Zoom ganharam enorme atenção e popularidade entre as empresas e seus funcionários durante a pandemia, o Live Commerce (comércio digital ao vivo) também cresceu e se fortaleceu como tendência neste mesmo período.

O Live Commerce tem alguns passos além de uma tradicional loja digital (e-commerce). Porém a complexidade adicionada parece que compensa em muitas vezes no resultado final de diversas indústrias que se utilizam destas técnicas.

O Live Commerce é o ato de vender produtos on-line por meio de transmissão de vídeos com apresentações ao vivo. Do outro lado da ponta, os clientes compradores interagem com a marca em tempo real, conversando com atendentes, retirando dúvidas e comprando com a ajuda de pessoas reais utilizando seus celulares, pads e computadores conectados.

Parece o comércio real de rua como já se faz por milhares de anos, mas é digital. Também, o comprador e o vendedor podem estar isolados entre si localizados em qualquer local do planeta com um celular ou computador conectado à internet.

Há pessoas que defendem que uma reunião de Zoom entre vendedor e comprador já é uma espécie de Live Commerce. Mas para tornar o Live Commerce uma atividade de aceleração das vendas profissional e lucrativa algumas ferramentas extras podem ser necessárias.

Entre os principais tipos de plataformas usadas incluem-se ferramentas de:

 

  • – Botões de compra relacionados a cada produto sendo apresentado acoplados na transmissão ao vivo
  • – Integração do vídeo com carrinho de compras, cálculo de frete e ferramentas de pagamento online.
  • – Bate-papo (chat) ao vivo para equipe de atendentes/vendedores.

 

Os consumidores podem interagir, assistir, conversar e fazer compras como se estivessem em uma loja física, mas estão no conforto de sua própria casa conversando com vendedores profissionais. Uma marca pode agora dar aos visitantes da web a mesma atenção que se dá aos clientes em uma loja física.

Não tem como não dar certo

 

Live commerce se parece também com os programas de TV que vendem produtos dos mais diversos tipos em apresentações transmitidas na TV aberta e até na TV à cabo. Vendedores e influenciadores bem treinados apresentam as vantagens dos produtos e fazem vendas através de telefone. A diferença é que com o Live Commerce o comprador pode conversar com o apresentador ou com outros atendentes e clicar no botão “comprar”. Daí em diante o processo é automatizado e o cliente entra seus dados e forma de pagamento, assim como se faz em uma loja virtual normal.

Uma moda que vem da China

 

O conceito de Live Commerce apareceu primeiramente na China ainda 2016 e se espalhou com rapidez pelo resto do mundo. Nos dias de hoje 10% do ecommerce da China já é feito por Live Commerce e o negócio não para de crescer. Novas tecnologias também têm contribuído para o avanço da tendência.

Principais benefícios do Live Commerce

 

1 – O comércio ao vivo leva à aceleração das vendas
– As estratégias de comércio ao vivo geram vendas mais rapidamente, expondo produtos a milhares de espectadores em minutos.

2 – O comércio ao vivo incentiva a compra por impulso
– As pessoas podem se sentir mais inclinadas a comprar quando participam de uma apresentação bem feita e cheia de gatilhos mentais e temem perder ofertas por tempo limitado.

3 – O comércio ao vivo estimula a participação e feedback do comprador
– O conteúdo de vídeo tem maior engajamento do que outras formas de conteúdo. As pessoas são 2x mais propensas a compartilhar vídeos com seus amigos do que anúncios estáticos.

O comércio ao vivo aumenta o reconhecimento da marca
– Quando os consumidores virem um rosto por trás de uma marca ou influenciadores queridos usando seus produtos, há maiores chances de que eles começarão a reconhecer sua marca com mais frequência.

Tipos de Transmissões

 

As transmissões podem ser para milhares de pessoas ou podem ser individuais:

1 – Apresentações de vídeo ao vivo de um para muitos significa transmitir para vários espectadores ao mesmo tempo. Esse tipo de evento geralmente apresenta produtos e tem um anfitrião, aparições de convidados e promoções especiais.

2 – Apresentações de vídeo ao vivo individual significa ter uma sessão individual com um único cliente. Esse tipo de compra de vídeo ao vivo é mais adequado para clientes que fazem compras maiores que exigem conhecimento mais avançado de profissionais. Essa estratégia está tendo muito sucesso em vendas de produtos com maior valor de ticket médio como carros, joias e imóveis, entre outros.

Conheça algumas plataformas de Live Commerce (SaaS – Software como serviço pago mensalmente)