fbpx

Semana Sprint – O Método da Google Ventures

Workshop/Oficina – Redes Sociais na Prática

Instrutor
EROS DE CASTRO

Categorias
REDES SOCIAIS | WEB MARKETING | NEGÓCIOS ONLINE

PREÇO

R$6.000,00

CONSULTORIA SPRINT-HXIS

SEMANA CORRIDA

Uma semana para decidir o futuro da sua empresa

O que é sprint?

  • É o método desenvolvido pelo Google Ventures para analisar e testar novas ideias para produtos, serviços e processos dentro e fora da empresa.
  • Nós adaptamos o método de acordo com as necessidades de nossos clientes. Cada sprint é único e exclusivo.

Qual o objetivo do sprint?

O objetivo e desafio do sprint é produzir em cinco dias todo o processo de criação, prototipagem e teste de mercado de um novo produto, serviço ou processo. Para atingir essa desafiadora tarefa, a metodologia sprint pega conceitos emprestados de diversas outras metodologias ágeis, tais como Design Thinking, Scrum e Canvas e cria seu próprio método exclusivo.

  • Com um local especialmente preparado para facilitar o trabalho em equipe e a criatividade (uma sala de reunião ou similar) empregam-se técnicas de motivação e estímulo para a resolução de problemas complexos e cruciais para o sucesso de empresas.
  • O método SPRINT responde perguntas importantes para uma empresa ou instituição. Perguntas como: “Essa ideia pode ter sucesso financeiro? Ou é só mais um produto errado que o mercado não tem interesse?”
  • Não há necessidade de se esperar meses de trabalho e muito investimento para se obter as respostas buscadas!
  • O sprint foi desenvolvido e aperfeiçoado para ser uma ferramenta de avaliação de novos negócios muito mais rápida e precisa o bastante para a correria de nossos tempos.

A imagem mostra os principais temas dos cinco dias de trabalho do sprint.

Realize seu sprint com nossos Facilitadores treinados por especialistas de renome internacional.

Duração da Semana Corrida – sprint

O sprint foi projetado para se realizado em cinco dias seguidos, mas pode também acontecer em 3 dias seguidos dependendo da pergunta a ser respondida.

Local para Realização da Semana Corrida do sprint

Para grupos pequenos até cinco pessoas a atividade pode ser realizada em nosso escritório no Centro do Rio de Janeiro. Para grupos maiores, devemos providenciar o espaço mais conveniente.

Reserva de Datas 

  • As datas para a realização de um SPRINT dependem da disponibilidade dos Facilitadores da Hxis.
  • Normalmente pode-se agendar um sprint com três semanas de antecedência.
  • Favor entrar em contato para maiores detalhes. Veja AQUI nossos contatos.

Descrição da Ação Semana Corrida – sprint

Um sprint inicia-se antes da Semana Corrida propriamente dita que vai de segunda a sexta-feira da 10:00 às 17:00 hs. Antes dos cinco dias de sprint nós já nos ocupamos em:

  • Estabelecer o desafio – um problema grande que precisa ser resolvido ou compreendido. É o objeto da consultoria.
  • Escolher um Definidor um Facilitador e uma equipe multidisciplinar competente.
  • Criar o ambiente apropriado para que as tarefas do sprint possam ser realizadas com melhor aproveitamento possível.

 

Em seguida marca-se os cinco dias de trabalho e inicia-se o processo para resolver questões críticas por meio de dinâmicas que geram protótipos e testes de ideias com os consumidores/clientes.

Usamos o passo a passo desenvolvido pelo Google Ventures que é baseado no que há de melhor na gestão estratégica, na inovação, nas ciências do comportamento, no design – e mais!

Tudo isso está concentrado no método sprint de forma muito bem organizada e que qualquer equipe pode usar.

Que pessoas da empresa devem participar

Sete parece ser o número ideal de pessoas participantes, não muito mais, nem muitos menos do que isso. Sempre que necessário, pode-se contar com os especialistas que participam somente por algumas horas de uma tarefa específica.

  • Um Definidor – Aquele que toma ou pode tomar as decisões para a equipe. Geralmente o CEO ou dono.
  • Especialista em finanças da empresa
  • Especialista em marketing
  • Especialista em no consumidor/mercado – homem de vendas
  • Especialista em design
  • Uma pessoa inteligente que seja o “criador de casos” – o crítico, o “advogado do diabo”
  • Pode-se incluir especialistas que “visitam” a sala do sprint durante a semana
  • Nós fornecemos um ou dois Facilitadores

Que problemas podem ser respondidos

Quanto mais complexo e importante para o futuro de um negócio mais se recomenda o uso de sprints. Veja abaixo algumas situações em que se deve usar sprint.

  • Longo prazo – como capitão do navio você quer zarpar na direção certa antes de acelerar.
  • Altos riscos – quanto maior o desafio, melhor é o sprint.
  • Tempo insuficiente – prazos muito apertados e deadlines aparentemente impossíveis.
  • Simplesmente estagnado – projeto que não se inicia nunca ou que perdeu o rumo e o ritmo.

Ideias e mais ideias! Usamos técnicas dinâmicas, divertidas e comprovadas para gerar muitas ideias de valor e para testá-las o tempo todo.

Essa imagem descreve o processo normal de criação de um projeto. Gasta-se muito tempo até ter algo real o bastante para testar na prática.

Esse é o gráfico que geramos com sprint. Geramos algo real o bastante para ser testado em curtíssimo espaço de tempo e com alto valor intelectual acrescentado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Segunda-feira

Começando pelo fim
Selecionar um objetivo de longo prazo com o qual todos concordam

Mapear
Colocar o problema em um diagrama

Alvo
Eleger um foco para o sprint

Terça-feira

Ajustar e aperfeiçoar
Procurar ideias antigas e inspiração

Fazer esboços
Colocar soluções detalhadas no papel

Quarta-feira

Decidir
Escolher as melhores soluções sem groupthinking

Batalhar
Mantenha ideias concorrentes

Storyboard
Traçar um plano para o protótipo

Quinta-feira

Fingir
Construir uma “fachada” em vez de um produto

O protótipo
Encontrar as ferramentas certas e então dividir para conquistar

Sexta-feira

Small Data
Obter grandes ideias de apenas cinco clientes

Entrevistar
Fazer as perguntas certas

Aprender
Identificar padrões e planejar o passo a passo

sprintmaster

Formatura da turma de Design Thinking e Economia Criativa.
Curso apresentado pelos Drs. Alan Richards e Richard Tomlins, ambos da Coventry University, UK.
Treinamento patrocinado pelo British Council do Rio de Janeiro em parceria com o Sebrae-RJ.

retrato-eros-de-castro

Responsável técnico por esse treinamento presencial

Instrutor: EROS DE CASTRO
Especialista em negócios online