Semana Sprint – O Método da Google Ventures
PREÇO
R$6.000,00
CONSULTORIA SPRINT-HXIS
SEMANA CORRIDA
Uma semana para decidir o futuro da sua empresa
O que é sprint?
- É o método desenvolvido pelo Google Ventures para analisar e testar novas ideias para produtos, serviços e processos dentro e fora da empresa.
- Nós adaptamos o método de acordo com as necessidades de nossos clientes. Cada sprint é único e exclusivo.
Qual o objetivo do sprint?
O objetivo e desafio do sprint é produzir em cinco dias todo o processo de criação, prototipagem e teste de mercado de um novo produto, serviço ou processo. Para atingir essa desafiadora tarefa, a metodologia sprint pega conceitos emprestados de diversas outras metodologias ágeis, tais como Design Thinking, Scrum e Canvas e cria seu próprio método exclusivo.
- Com um local especialmente preparado para facilitar o trabalho em equipe e a criatividade (uma sala de reunião ou similar) empregam-se técnicas de motivação e estímulo para a resolução de problemas complexos e cruciais para o sucesso de empresas.
- O método SPRINT responde perguntas importantes para uma empresa ou instituição. Perguntas como: “Essa ideia pode ter sucesso financeiro? Ou é só mais um produto errado que o mercado não tem interesse?”
- Não há necessidade de se esperar meses de trabalho e muito investimento para se obter as respostas buscadas!
- O sprint foi desenvolvido e aperfeiçoado para ser uma ferramenta de avaliação de novos negócios muito mais rápida e precisa o bastante para a correria de nossos tempos.
A imagem mostra os principais temas dos cinco dias de trabalho do sprint.
Realize seu sprint com nossos Facilitadores treinados por especialistas de renome internacional.
Duração da Semana Corrida – sprint
O sprint foi projetado para se realizado em cinco dias seguidos, mas pode também acontecer em 3 dias seguidos dependendo da pergunta a ser respondida.
Local para Realização da Semana Corrida do sprint
Para grupos pequenos até cinco pessoas a atividade pode ser realizada em nosso escritório no Centro do Rio de Janeiro. Para grupos maiores, devemos providenciar o espaço mais conveniente.
Reserva de Datas
- As datas para a realização de um SPRINT dependem da disponibilidade dos Facilitadores da Hxis.
- Normalmente pode-se agendar um sprint com três semanas de antecedência.
- Favor entrar em contato para maiores detalhes. Veja AQUI nossos contatos.
Descrição da Ação Semana Corrida – sprint
Um sprint inicia-se antes da Semana Corrida propriamente dita que vai de segunda a sexta-feira da 10:00 às 17:00 hs. Antes dos cinco dias de sprint nós já nos ocupamos em:
- Estabelecer o desafio – um problema grande que precisa ser resolvido ou compreendido. É o objeto da consultoria.
- Escolher um Definidor um Facilitador e uma equipe multidisciplinar competente.
- Criar o ambiente apropriado para que as tarefas do sprint possam ser realizadas com melhor aproveitamento possível.
Em seguida marca-se os cinco dias de trabalho e inicia-se o processo para resolver questões críticas por meio de dinâmicas que geram protótipos e testes de ideias com os consumidores/clientes.
Usamos o passo a passo desenvolvido pelo Google Ventures que é baseado no que há de melhor na gestão estratégica, na inovação, nas ciências do comportamento, no design – e mais!
Tudo isso está concentrado no método sprint de forma muito bem organizada e que qualquer equipe pode usar.
Que pessoas da empresa devem participar
Sete parece ser o número ideal de pessoas participantes, não muito mais, nem muitos menos do que isso. Sempre que necessário, pode-se contar com os especialistas que participam somente por algumas horas de uma tarefa específica.
- Um Definidor – Aquele que toma ou pode tomar as decisões para a equipe. Geralmente o CEO ou dono.
- Especialista em finanças da empresa
- Especialista em marketing
- Especialista em no consumidor/mercado – homem de vendas
- Especialista em design
- Uma pessoa inteligente que seja o “criador de casos” – o crítico, o “advogado do diabo”
- Pode-se incluir especialistas que “visitam” a sala do sprint durante a semana
- Nós fornecemos um ou dois Facilitadores
Que problemas podem ser respondidos
Quanto mais complexo e importante para o futuro de um negócio mais se recomenda o uso de sprints. Veja abaixo algumas situações em que se deve usar sprint.
- Longo prazo – como capitão do navio você quer zarpar na direção certa antes de acelerar.
- Altos riscos – quanto maior o desafio, melhor é o sprint.
- Tempo insuficiente – prazos muito apertados e deadlines aparentemente impossíveis.
- Simplesmente estagnado – projeto que não se inicia nunca ou que perdeu o rumo e o ritmo.
Ideias e mais ideias! Usamos técnicas dinâmicas, divertidas e comprovadas para gerar muitas ideias de valor e para testá-las o tempo todo.
Essa imagem descreve o processo normal de criação de um projeto. Gasta-se muito tempo até ter algo real o bastante para testar na prática.
Esse é o gráfico que geramos com sprint. Geramos algo real o bastante para ser testado em curtíssimo espaço de tempo e com alto valor intelectual acrescentado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Segunda-feira
Começando pelo fim
Selecionar um objetivo de longo prazo com o qual todos concordam
Mapear
Colocar o problema em um diagrama
Alvo
Eleger um foco para o sprint
Terça-feira
Ajustar e aperfeiçoar
Procurar ideias antigas e inspiração
Fazer esboços
Colocar soluções detalhadas no papel
Quarta-feira
Decidir
Escolher as melhores soluções sem groupthinking
Batalhar
Mantenha ideias concorrentes
Storyboard
Traçar um plano para o protótipo
Quinta-feira
Fingir
Construir uma “fachada” em vez de um produto
O protótipo
Encontrar as ferramentas certas e então dividir para conquistar
Sexta-feira
Small Data
Obter grandes ideias de apenas cinco clientes
Entrevistar
Fazer as perguntas certas
Aprender
Identificar padrões e planejar o passo a passo
Formatura da turma de Design Thinking e Economia Criativa.
Curso apresentado pelos Drs. Alan Richards e Richard Tomlins, ambos da Coventry University, UK.
Treinamento patrocinado pelo British Council do Rio de Janeiro em parceria com o Sebrae-RJ.