Os dois primeiros passos na operação de um funil de vendas
Conseguir que pessoas visitem sua “landing page” (página de destino) é relativamente fácil. É só pagar. Crescer drasticamente a sua conversão (cadastro de “leads” ou fechamento de vendas) já não é tão fácil. Se fosse fácil seríamos todos bilionários.
Nos dias de hoje, parece que o uso do Facebook – com seus 1,39 bilhões de usuários ativos e capacidade de segmentação impressionante – é o melhor caminho para se anunciar e conseguir conversões no mundo digital. Uma campanha com anúncios no Facebook conduzem o usuário até uma “landing page”, isto é uma página (URL) construída especialmente para receber internautas interessados no que você tem a oferecer.
Conduzir clientes – não apenas visitantes e curiosos – para sua “landing page” tem se demonstrado a melhor maneira de crescer negócios na web. Com mais vendas (dinheiro em caixa) e maiores listas de prospectos bem segmentados fica mais fácil e divertido fazer o negócio prosperar. Então é por aqui que se deve começar hoje em dia: “landing page”!
Com a plataforma de publicidade do Facebook, você tem acesso a uma audiência que pode ser selecionada e incluir somente aqueles com interesse real em suas ofertas. Você pode trazê-los para sua “landing page” criando e publicando anúncios magnéticos, inteligentes e irresistíveis.
Então o primeiro passo no sucesso dos negócios on-line (pode ser a última coisa a ser executada durante a construção do funil) é o anúncio no Facebook usando o Gerenciador de Anúncios. No Gerenciador de Anúncios você cria uma (1) Campanha de Anúncios que pode ter diversos (2) Conjuntos de Anúncios, e por fim, dentro dos conjuntos de anúncios você cria os (3) Anúncios propriamente ditos.
Anatomia do Anúncio
Um anúncio em uma campanha é composto por imagem (exatos 1200 x 628 pixels) e por pequenos espaços para textos bem curtos. Segundo o próprio Facebook, eles dão preferência e mostram para mais pessoas aqueles anúncios com belas imagens sem texto por cima e textos bem curtos, alegres e que passem uma sensação de algum benefício para o usuário.
O anúncio ideal segundo o Facebook:
Há conselhos para se seguir, mas o segredo para se conseguir um bom anúncio é testar, testar e testar novamente diferentes anúncios, pois o Facebook – com o tempo – vai te dando os números das peças de publicidade que trazem melhores resultados. No início da campanha você pode até começar com várias ideias, mas aos poucos os números de alcance e conversão do Gerenciador de Anúncios te mostram qual o caminho a seguir.
O segundo passo crucial: a “landing page”
Sua campanha de conversão só dará certo se sua “landing page” entregar exatamente o que foi anunciado no Facebook, se for esteticamente agradável e se for a oferta que o seu prospecto quer ouvir. Caso contrário, você provavelmente terá dificuldades para gerar “leads” (cadastro) com seus anúncios do Facebook.
Dessa forma, conhecer o seu público é de fundamental importância. Não importa o quanto você tenha que investir em publicidade, comece certificando-se de que você deve direcionar para a sua “landing page” seus clientes ideais. Lá, crie a atmosfera que mais pode agradar seu público alvo.
Dependendo do público alvo, o design, o texto comercial e a capacidade de “prender” o internauta com a oferta vão fazer a diferença no sucesso de todo o negócio. Quanto maior for a taxa de conversão, isto é, a porcentagem de pessoas que visitaram a “landing page” e que deixaram o e-mail (ou o número de vendas fechadas), melhores chances o negócio tem para decolar. As taxas variam muito. Podem ser consideradas taxas aceitáveis de 2% a 20%, isto é de cada 2 a 20 pessoas de um grupo de 100 pessoas que clicaram no anúncio deixam o e-mail. Esse cálculo depende também do número total e do valor de uma venda originada com essa técnica. Por exemplo, se um empreendedor investe R$ 50.000,00 em publicidade e vende mil cópias um curso de R$ 1.000,00, ele fatura um milhão de reais só entregando arquivos digitais pela web. É um excelente negócio!
Por isso, construção de “landing page” é ciência, experiência, arte e estatística. Ainda bem que existem muitas templates (modelos) prontos para que você somente faça adaptações.
Assim que você obter um cadastro (lead), ou seja, o endereço de e-mail – e se possível o nome – de uma pessoa que de vontade própria deixou o contato dela, você tem a capacidade de abastecer essa pessoa com mais conteúdo de convencimento e informativo até obter uma venda (ou um descadastramento).
Aos poucos, constrói-se uma lista grande com gente que confia e que é identificada com a sua marca e produtos/serviços. De posse de uma lista proprietária, pode-se manter um relacionamento de mais alto nível com um maior número de clientes. O Funil de Marketing a partir desse ponto pode se transformar em uma máquina de vendas.
By Eros de Castro