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Princípios de “como destacar uma empresa na web”
- 24 de junho de 2016
- Escrito por: eros
- Categoria: Negócios On-line Tecnologia Web Marketing
Mais de metade dos domicílios do Brasil tem acesso à internet, e o número de pessoas que pesquisa por produtos e serviços na rede é cada vez maior. O varejo eletrônico cresce rápido, e a ainda tem muito a ser explorado no país. No entanto, esse mercado possui suas particularidades.
O novo consumidor que navega por esse cenário é exigente e busca ambientes digitais eficazes, seguros e que otimizem ao máximo a experiência de compra. Nessa nova era, é fundamental a convergência entre a internet, a loja física e os canais de comunicação, garantindo a melhor interface de relacionamento entre o consumidor e o lojista.
Para colocar sua loja na web e criar essa plataforma de relacionamento com o cliente, é necessário conhecimento em áreas, tais como programação, comunicação digital e conhecimento dos modelos de negócios na internet. A equipe do IS21 é formada por profissionais experientes e capacitados para atingir esse objetivo.
Porque sua empresa deve ter um site?
1 – Visibilidade
Hoje em dia, a internet é a primeira opção de busca por informações na hora de procurar um produto ou serviço. As pessoas querem os detalhes da compra, e comparam os preços nos diferentes sites muito antes de sair de casa ou de tomar uma decisão. Se você não estiver na web, não será visto. Por isso, muita atenção para não ser uma empresa invisível no mundo digital.
2 – Legitimidade
Um web site bem desenvolvido, com design atraente e funcional, empresta muita credibilidade e profissionalismo a uma empresa. Na internet, um pequeno negócio com um bom web site pode parecer ter a mesma “capacidade” de uma grande empresa. Por outro lado, na web, tudo é muito rápido, e você só tem uma fração de segundo para apresentar seu site aos internautas. Cuide bem de suas páginas na web!
3 – Fortalece a relação com os clientes
Ao criar um espaço de contato com os clientes, uma espécie de sala de visitas virtual, a empresa estabelece um canal de comunicação contínuo. Quando bem trabalhado, um portal de web é uma ótima ferramenta para colher “feedback” que possibilita a empresa ser proativa e mais inteligente em ações futuras.
4 – Funcionamento 24/7
Um web site funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você jamais perderá uma venda por estar fechado.
5 – Detalhamento e abrangência
No web site, você apresenta seus produtos aos clientes através de imagens, filmes, elementos interativos, textos, etc. Ferramentas de busca se encarregam de mostrar seus produtos ou serviços para todo o mundo. É um espaço de visibilidade para se fazer negócios muito mais em conta do que qualquer outro.
Procure profissionais capacitados
Mas não pense que pode pedir a qualquer um que desenvolva seu site! Você terá de escolher uma plataforma de boa qualidade e um serviço de manutenção tanto dos sistemas envolvidos (“back end”) quanto da renovação constante do seu conteúdo (“front end”).
Sem atenção especial e muita divulgação, nada acontece na web
Sem ações de posicionamento de marca e de divulgação, as chances de ser visto no gigantesco ambiente da internet ficam muito reduzidas. De acordo com a experiência profissional dos principais executivos do IS21, acompanhando uma grande diversidade de iniciativas na internet no Brasil e nos Estados Unidos desde 1993, empresas grandes e pequenas perdem muito dinheiro quando investem sem antes entender o ambiente.
Ações específicas do mundo digital para o curto e longo prazo têm que ser previstas!
Veja algumas dicas sobre comunicação na web:
1 – Conteúdo
A criação de conteúdo é fundamental para ter uma boa relação com seus clientes existentes e para e atrair novos. Uma grande ferramenta de conteúdo é ter o blog da empresa integrado ao seu web site. Mas atenção à qualidade do blog, ou estará dando um tiro no próprio pé!
2 – Redes sociais
Uma opção excelente. São canais dinâmicos para iniciar a construção de sua marca, mas não se engane; já foi o tempo em que era um ambiente gratuito. O Facebook, por exemplo, que enviava um e-mail para todos que haviam curtido sua “Fan Page” quando havia uma nova publicação, hoje cobra para promover qualquer divulgação (“post”) que você faça. Há diversas outras redes sociais, como o Twitter, Instagram e LinkedIn, que são ótimas opções de relacionamento, mas lembre-se de que o conteúdo deve ser relevante.
3 – Google Adwords
Excelente ferramenta de anúncios do Google, que gera um grande número de visitantes em curtíssimo prazo. Essa ferramenta apresenta diversas possibilidades de publicidade paga, mas, de novo, não se engane; somente profissionais de marketing digital experientes podem trazer resultados otimizados no longo prazo.
4 – E-mail Marketing
É considerado pelos profissionais da área o melhor canal de vendas de e de relacionamento online. Existem diversas ferramentas de e-mail marketing a serem utilizadas, que são relativamente fáceis de programar e não necessitam de muitos recursos. O desafio aqui é sempre gerar conteúdo relevante e captar novos inscritos. As boas práticas da área incluem a observação dos números de e-mails abertos e de assuntos clicados.