Blog
Armadilhas conhecidas em negócios on-line
- 23 de maio de 2016
- Escrito por: eros
- Categoria: Aprimoramento pessoal pme Tecnologia Web Marketing
Armadilha 1 – Não conhecer as tecnologias e melhores práticas de e-commerce
No início da indústria houve um mito de que abrir uma loja na internet fosse fácil, que qualquer um pudesse fazer. Nada pode ser mais falso, pois negócios e comunicação na internet exigem uma série de conhecimentos baseados em novas tecnologias, e somente pessoal capacitado e experiente tem chance de sucesso. Prepare-se para estudar e garanta em seu planejamento o orçamento para a sua educação e a da sua equipe conhecer as melhores práticas. Você não precisa inventar a roda ou só ficar no processo de tentativa e erro gastando à toa.
Armadilha 2 – Escolha de sistemas de TI pouco apropriados ao perfil do empreendimento
No mercado existem milhares de soluções tecnológicas que variam desde lojas “grátis” (que geralmente requerem que espaços de publicidade apareçam em sua página ou ficam com parte de seu faturamento), até projetos de sistemas que têm custo acima de centenas de milhões de reais. Por isso, é muito fácil para um empreendedor novato pagar preços elevados em soluções que vão além da necessidade inicial, ou para um negócio de grande potencial estrear com plataformas pífias e parecer pouco profissional diante de seu público. A solução aqui está em estudar e adquirir conhecimento antes de tomar decisões.
Armadilha 3 – Estabelecimento de parcerias pouco confiáveis
Essa armadilha geralmente afeta empreendedores novatos que ainda não têm experiência com fornecedores, operadores de logística, agências de publicidade entre outros. Tanto com fornecedores quanto com outros prestadores de serviço – que são ser parceiros fundamentais para que o seu negócio deslanche – você terá que ter laços de amizade comercial e vínculos. Sempre coloque tudo no papel e baseie as regras do relacionamento em contratos bem detalhados. Como diz a sabedoria popular: “combinado não sai caro.”
Armadilha 4 – Funcionários sem capacitação
Cada vez mais, fazer negócios e se comunicar pela internet é prestar um serviço de atendimento impecável e ter sistemas funcionais que criem facilidades e aumento da produtividade. Dessa forma, é preciso muito cuidado para não delegar aspectos técnicos e atendimento a pessoas que não tenham tido a devida capacitação e experiência para exercer essas funções cruciais. Colocar os estagiários e funcionários de menor experiência para tocar o e-commerce pode parecer apropriado para “testar o modelo”, mas é um grande erro que muitos empreendedores da área comercial cometem e – normalmente – essa decisão leva ao fracasso do negócio on-line.
Armadilha 5 – Falta de capital inicial apropriado e lastro para melhoria de processos no longo prazo
Como em qualquer negócio ou projeto que se inicia, deve-se ter a humildade e fortaleza para enfrentar os primeiros tempos, que podem ser difíceis. Engrenagens de sua máquina negócios na internet podem falhar, e talvez seja necessário “lubrificar” peças antes de tudo funcionar como planejado. Certifique-se de que o investimento inicial contemple os melhoramentos que serão necessários para aprimorar processos.
Armadilha 6 – Uso de estoques de terceiros – falta de investimento em estoque
A ideia da armadilha seis é vender primeiro em sua loja virtual e depois mandar um parceiro que mantém estoques entregar o produto no endereço de seu cliente. Essa prática foi praticamente abandonada por lojas virtuais de sucesso pelos problemas que os parceiros e a logística desencontrada podem causar. Tem que ter muita precisão nas operações e ser muito afinado com os fornecedores para que uma operação sem estoque funcione. A maioria dos casos de sucesso adquire os estoques antes, e só então oferece produtos na internet.
Armadilha 7 – Operar on-line com a mesma estrutura e organização de loja física
Na internet a loja fica aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana. Então imagine que, depois de uma grande promoção, numa certa noite de fim de semana, todo seu estoque tenha sido vendido na web, e você não tenha mais o produto para vender para seus clientes na loja física. Lembre-se de que na web seu público está em todo o Brasil, e a comunicação, e até os produtos mais vendidos, podem ser diferentes. Para ser mais prudente, inicie sua operação on-line tratando a loja virtual como um negócio completamente à parte, mesmo que o nome da sua marca e os fornecedores sejam os mesmos.
Armadilha 8 – Falta de conhecimento em Web Marketing e Divulgação Digital
Na internet, diferentemente da loja física, o cliente não passa na sua porta. Por isso, não deixe de planejar investimentos iniciais e, no segundo momento, parte do faturamento do negócio on-line (varia em torno de 10%) para ser aplicado em publicidade digital. É o ambiente nativo de pessoas que consomem pela internet. Como o seu cliente é internauta, e geralmente bem esclarecido, ele está mais propenso a aceitar a comunicação no formato de promoção e publicidade digital. Certifique-se de que você conheça bem ou tenha a assessoria correta em comunicação digital no lançamento e em toda a duração do ciclo de vida de seu negócio virtual.
Armadilha 9 – Preços sem aceitação no mercado
No ambiente físico de comércio tradicional, já foi uma prática comum simplesmente se acrescentar uma margem percentual no custo de um produto adquirido para compor os preços finais, mas no mundo digital é muito fácil saber o preço de um concorrente. Você tem que acompanhar de perto a concorrência para que seus preços não fiquem completamente defasados do mercado e você seja o último a ficar sabendo. Defina quem são seus principais concorrentes na web e desenvolva a prática de observar os preços dos principais produtos que você e sua concorrência oferecem. Pode-se adquirir softwares para acompanhar automaticamente a concorrência e ser avisado por e-mail quando alterações significativas ocorrerem em seus preços.
Armadilha 10 – Falta de agilidade e transparência na entrega
Não entregar dentro um prazo combinado é catastrófico para negócios on-line. Nesse caso, estude com calma o tempo que você e seus operadores logísticos de fato podem praticar nas entregas e publique em seu site um período ainda maior de tempo para surpreender positivamente o cliente. Tenha certeza de que seu site possui as devidas ferramentas de rastreamento e comunicação para manter o cliente sabendo, a cada instante, onde está e qual é a situação da compra que foi feita.