Por que é melhor usar E-Mail Marketing com texto?
Infelizmente há muitos softwares de leitura de e-mails em PCs, Macs, smartphones, tablets, Smart TVs etc. que impedem ou dificultam o download de imagens.
Mensagens em formato de texto podem receber design e formatação elegante através do uso de HTML e se adaptam bem à maioria dos dispositivos conectados on-line.
Há muitos gurus do E-Mail Marketing que afirmam que um bom texto, aquela forma mais comum que uma pessoa escreve um e-mail para outra pessoa, funciona mais do que mensagens com acabamentos rebuscados. Quando é uma pessoa que escreve de forma assertiva e assina o e-mail com o seu próprio nome, ele parece ter mais confiabilidade.
Qual o problema com as imagens?
Os “flyers digitais” são mensagens de e-mails em HTML inteiramente compostas de imagens. Essas imagens, na verdade, estão armazenadas em servidores de web. Isso quer dizer que um leitor desse tipo de mensagem tem que baixar a imagem do servidor de e-mail que fez o disparo para seu dispositivo conectado para poder visualizá-la. Muita gente não gosta de executar esse processo.
Como boa parte das pessoas leem seus e-mails em telefones celulares ou usam softwares que “não gostam” de imagens, muitas mensagens são completamente perdidas, pois não são mostradas ou vistas. Isso diminui consideravelmente a eficácia de uma campanha de e-mail marketing. Recomendamos usar e-mails com poucas imagens e textos formatados em HTML. Quando a mensagem for para criar e melhorar o relacionamento com seu cliente, use somente texto sem HTML algum e use o seu nome para assinar.
Veja a mesma mensagem vista de 2 formas; do lado esquerdo, o e-mail somente com texto, e do lado direito, uma combinação de imagens com textos.