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Conversational marketing
ou marketing de conversação

Marketing de conversação é um termo usado para descrever um tipo de marketing que se concentra em criar uma conversa entre um anunciante e seu público-alvo. A ideia é que, ao se envolver em uma conversa, as pessoas se tornarão mais propensas a se interessar pelo produto ou serviço que está sendo anunciado.

O marketing de conversação é uma ótima maneira de aumentar o interesse do público-alvo pelo produto ou serviço que está sendo anunciado. Além disso, também ajuda a criar uma relação mais próxima entre a marca e seus clientes, o que pode resultar em mais vendas no presente e no futuro.

Uma boa plataforma de Marketing de Conversação permite que você encante seus clientes sem sobrecarregar as equipes de atendimento. É uma tremenda ajuda!

Marketing de Conversação
Se parece com uma inocente caixinha de chat…

Já faz algum tempo que sabemos bem que uma boa conversa baseada em uma ferramenta de chat – você conhece o WhatsApp – dá resultado para atender clientes. Agora imagina uma plataforma que reúna várias ferramentas como:

Agora imagina uma plataforma que reúna várias ferramentas:

  • –  Pop-ups diferentes com mensagens inteligentes e diversas para cada página que se abrem quando alguém entra no seu site.
  • –  Facilidade para pegar e salvar o endereço e-mail(lead)  ou outras informações relevantes de um usuário.
  • –  Combinar atendentes humanos na mesma ferramenta com perguntas e respostas preparadas previamente ou apresentadas por IA.
  • –  Ferramenta de envio de vídeos com mensagens de boas-vindas e até com a demonstração de produtos ou serviços.
  • –  Armazenagem e fácil acesso de toda história de cada cliente ou prospect.
  • –  E-mails que são disparados automaticamente com base nas perguntas/frases digitadas ou botões pressionados.

Plataformas assim existem e têm – nos últimos anos – mudado a forma como um web site pode ser usado para aumentar em várias vezes seu valor por gerar mais vendas.

Isso acontece, pois, os clientes cada vez mais querem velocidade no atendimento e ficam positivamente impressionados com a capacidade que ferramentas do Marketing de Conversação oferecem para satisfazer as suas necessidades.

Conversas em tempo real agilizam a coleta de dados e a passagem de leads pelo funil de conversão. Além disso agregam valor aos consumidores por meio de tratamento customizado, em vez de solicitar que eles preencham um formulário e aguardem o contato.

Essas conversar em tempo real geralmente são construídas visando conhecer melhor o prospect com perguntas que um vendedor geralmente faria, como por exemplo, quantos funcionários tem sua empresa (para qualificar o tamanho da empresa pequena média ou grande)

Essas plataformas de Marketing de Conversação cobrem toda a experiência na web. Não são apenas um pop up em uma página. São soluções que nos possibilitam captar os clientes de forma mais eficaz onde eles estão e conduzi-los à experiência certa que facilitam as conversões.

Os conceitos mais importantes na construção de um
Marketing de Conversação

Sempre responda imediatamente. Além de respostas automáticas apresentadas por um chatbot, é crucial que as pessoas – humanos reais – estejam à postos para responder imediatamente. Use funcionários bem treinados.

Entenda o que o usuário precisa. Assim como um vendedor em uma loja física, o atendente virtual deve entender e direcionar o cliente da melhor forma possível. Seja com atendimento direto, textos, fotos ou vídeos, o usuário deve ser direcionado a realizar a compra do produto.

Recomende a melhor opção. Depois de entender as necessidades, recomende os caminhos de compra ou outras ações de conversão. Em vendas mais complexas, marcar a próxima reunião pode ser a melhor opção.

Por que as pessoas gostam de Marketing de Conversação?

  • –  Conseguem uma resposta rápida
  • –  Resolvem um problema ou reclamação
  • –  Obtêm uma resposta ou explicação detalhada
  • –  Falam com um humano
  • –  Fazem uma reserva (restaurante ou hotel)
  • –  Pagam uma conta
  • –  Obtêm ideias ou inspiração para compras pessoais e para presentes
  • – Compram on-line com toda ajuda necessária

As principais razões acima mencionadas estão relacionadas a um contexto de atendimento aos clientes e podem ajudar clientes potenciais e existentes a lidar com problemas rapidamente.

Por que as empresas gostam de Marketing de Conversação?

  • –  Direcionam visitantes no web site para os locais corretos
  • –  Coletam informação de prospects
  • –  Qualificam as leads
  • –  Ajudam pessoas a comprarem
  • –  Marcam reuniões ou fazem reservas
  • –  Impressionam os clientes de forma positiva

Tudo isso é possível, pois na conversa digital, você pode solicitar determinados tipos de informações do cliente e conduzir a toda a experiência do usuário de forma objetiva.

Além disso, as melhores plataformas permitem você salvar todas conversas sob o nome de cada pessoa e permite também acompanhar alguém depois dela interagir com seu chatbot. Como numa conversa se coleta muitas informações relevantes, você poderá recuperar a história de cada cliente e conseguir maiores taxas de conversão com as pessoas que já interagiram antes.

Confira Drift https://www.drift.com/ - Uma das melhores plataformas de conversational marketing do mercado.

Na imagem acima, note a presença de um robozinho no canto inferior direito que me reconhece, pois já estive neste web site e já me cadastrei. As imagens do AVATAR da marca ( o robozinho) podem ser as mais variadas, desde a foto de uma pessoa ou grupo de pessoas até sofisticados designs de cada marca.

A imagem acima demonstra as próximas ações de marketing de conversação no caso do usuário clicar no avatar da primeira caixa do chat e continuar clicando.

O primeiro passo é coletar o e-mail do usuário. Se o usuário deixou o endereço de e-mail, a plataforma deverá abrir um registro deste usuário. Abre-se uma conta deste usuário que deixou o seu contato no sistema. Agora, a plataforma poderá  reconhecer esse usuário sempre que ele retornar ao site e poderá mostrar para a equipe de atendentes as várias informações históricas deste mesmo usuário.

Principais ferramentas do marketing de conversação


Bate-papo ao vivo – Chat –
Inicie conversas em tempo real com todos os visitantes do site.

IA para Conversar – Use chatbots com inteligência artificial para guiar os visitantes ao resultado certo.

Meetings – Ferramenta de reuniões – Agende reuniões de vendas com os visitantes do site 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Chatbots personalizados – Adapte as conversas com os clientes e transmita a mensagem certa 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E-mail – Apresente novas oportunidades, rastreie respostas e melhore os dados de contato.

Inteligência  – Entenda os visitantes do site para aumentar o engajamento e a conversão.

Vídeos – Envie vídeos curtos e personalizados para se destacar da multidão.

Públicos – Entenda os visitantes do seu site para oferecer as experiências certas.

Sala de Negociação – Gerencie todo o seu processo de vendas em um só lugar.

Prospector – Obtenha visibilidade em tempo real das contas de destino e atividades de contato.

Relatórios – Acompanhe e avalie o desempenho das principais métricas de negócios.

Encurte o processo – Qualifique os compradores instantaneamente e agende reuniões a partir de seus dados colhidos em diversos formulários pessoa que deixa o seu contato de e-mail.

Para que servem as ferramentas


Prospecção de clientes
– Centralize os sinais de compra para que você possa priorizar as contas.

Gerenciamento de negócios – Personalize, colabore e consulte facilmente em cada negócio.

Atendimento ao Cliente – Automatize o suporte ao cliente para que seus clientes possam obter respostas sem esperar.

Engajamento da conta alvo – Obtenha insights e alertas para contas de destino e nunca perca uma oportunidade.

Inteligência do visitante – Use insights para interagir com os visitantes do site e acelerar os ciclos de negócios.

Personalização em tempo real – Ofereça aos visitantes do site conversas e conteúdo relevantes em tempo real.

Reconhecimento do usuário

 

Com todas essas poderosas informações e ferramentas ao dispor de uma equipe bem treinada, as vendas ficam mais fáceis de serem realizadas, pois o cliente terá enorme incentivo e toda ajuda para poder tomar a sua decisão de compra com segurança.

IMPORTANTE!

Se você está investindo em marketing digital, mas não está obtendo os resultados esperados, venha conhecer AQUI as mais modernas e eficientes ferramentas de marketing digital do mercado.