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Será que estamos presenciando o nascimento de um redator artificial?

“A inteligência artificial é um campo da computação que se concentra na criação de máquinas que possam realizar tarefas que geralmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, aprendizado e tomada de decisões.

As máquinas que são criadas com inteligência artificial são capazes de analisar seus ambientes e tomar decisões baseadas em dados. Isso significa que elas podem aprender e se adaptar às mudanças, o que as torna extremamente úteis para a automação de tarefas.

A inteligência artificial está se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade moderna. Ela está sendo usada em aplicações como sistemas de robótica, veículos autônomos e até mesmo para ajudar a redatores profissionais.

Alguns exemplos de tarefas que podem ser realizadas por algoritmos de inteligência artificial são:

* Reconhecimento de objetos;
* Reconhecimento de padrões;
* Tradução de textos;
* Reconhecimento de voz;
* Entendimento de textos;
* Previsão de resultados; ”

Você acredita que o texto acima foi criado por Inteligência Artificial?

 

Foi sim!

É impressionante mesmo, mas os últimos desenvolvimentos na área de Inteligência Artificial trazem para a nossa realidade soluções que vão impactar de forma revolucionária praticamente todas as áreas do conhecimento humano.

Profissionais que estão hoje empregados e trabalhando, em poucos anos vão se deparar com uma enxurrada de novas soluções tecnológicas que podem até se tornar uma competição. A boa notícia é que novas profissões também vão surgir, pois as pessoas serão necessárias para configurar plataformas e precisarão saber como e onde melhor empregar a IA em benefício de empresas e outras instituições.

Veja – por exemplo – a área de REDAÇÃO DE TEXTOS COMERCIAIS que envolve comunicação de marketing, copywrite, publicações em mídias sociais (como esse texto aqui!), textos para blogs, catálogos, web sites e muito mais.

Já existem empresas e universidades pesquisando o assunto e treinando Inteligência Artificial para escrever conteúdo original e criativo.

Gigantes como Shopfy, Youtube, Facebook (Meta), Gmail, Amazon e a Busca do Google já utilizam textos escritos automaticamente por IA. No entanto, mais recentemente com a entrada de start ups no mercado, os custos estão ficando cada vez acessíveis e empresas de diversos tamanhos em todo o mundo começam a se interessar pelo assunto e experimentar a redação automática escrita por IA.

Para que essa tecnologia poderia ser usada em marketing digital:

1 – Criar conteúdo original para obter as melhores posições de classificação na Busca do Google e em outras ferramentas de busca da internet.

Artigos para blogs gerados automaticamente têm se demonstrado ricos em palavras-chave e construídos de tal forma que são livres de plágio, pois o Google reconhece facilmente quando um artigo não é original ou que foi simplesmente traduzido de outra língua e os coloca no final da lista de resultado de buscas.

Além disso, os artigos têm demonstrado que têm a capacidade de falar mais diretamente para o “coração das personas” que são o alvo de marcas ou produtos específicos.

2 – Acabar com o problema de traduções para outros idiomas

Com IA bem calibrada pode-se escrever o texto final de campanhas, blogs, copywrite, etc. em dezenas de línguas de uma só vez. E os textos descritos dessa forma têm se demonstrado criativos, originais e com grande apelo comercial e de posicionamento em seus respectivos países.

3 – Acelerar consideravelmente a velocidade na produção de textos comerciais.

Obviamente o tamanho do artigo (número de palavras) e a complexidade do conteúdo vão influir decisivamente no tempo que se leva para escrever. No entanto, uma simples pesquisa no Google mostra que a maioria dos profissionais de redação para web site afirma que pode levar entre 3 e 8 horas para se escrever um texto de boa qualidade. A IA escreve textos em poucos segundos. É claro que a revisão final de um profissional redator/editor deve ser realizada para evitar que erros sejam publicados.

4 – Aumentar consideravelmente as vendas (e outros tipos de conversões) em campanhas de compra de tráfego (links patrocinados) no Google Ads ou em plataformas de mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn entre outras.

A IA escreve uma grande quantidade de textos comerciais para os anúncios de campanhas e, dessa forma, permite que mais testes do tipo A/B possam ser feitos. Quem constrói campanhas de compra de tráfego sabe bem a importância de testar até que se encontre uma combinação de textos e imagens que finalmente trazem resultados expressivos e Retorno no Investimento (ROI) de maior qualidade.

QUANTO CUSTA UMA IA QUE ESCREVE TEXTOS?

A partir de US$ 100,00/mês existem soluções que permitem que você produza textos com até 50.000 palavras.

ONDE EXPERIMENTAR GRATUITAMENTE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUE ESCREVE TEXTOS?

Experimente gratuitamente uma versão do GPT 3 ( Generative Pre-trained Transformer ) clicando aqui. Atenção, diga que é para uso pessoal!

Se precisar de ajuda em marketing digital de ponta, entre em contato comigo!

Ahh sim!

Todas as imagens deste artigo também foram feitas por Inteligência Artificial!