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Aqui estão os fundamentos!

A imagem abaixo diz tudo, mas mesmo assim vamos mostrar que uma estratégia de presença na web pode conter todas as opções descritas ou apenas uma delas. Depende de sua área de atuação e de sua capacidade de investir em evolução digital na sua empresa.

Se você não tem nada disso funcionando, considere entrar em contato conosco imediatamente!

1 – Mídias Sociais

Vamos começar com o mais simples, pois existe uma possibilidade de se publicar conteúdos (textos, fotos, imagens e vídeos) de forma totalmente gratuita nas mídias sociais e conseguir que pessoas vejam o que está sendo publicado. Há algumas pessoas extremamente talentosas que conseguem até milhões de seguidores.

Mas é claro que marcas comerciais têm muito mais dificuldades de conseguir tantos seguidores. Para que uma estratégia de publicações gratuitas nas mídias sociais dê certo é preciso muito trabalho e talento. As empresas que têm sucesso nessa área geralmente contratam agências de publicidade digital. Os profissionais de comunicação digital sabem o que dizer e que imagens podem trazer mais conversões para cada marca.

Nós aqui sugerimos também que conceitos de inbound marketing sejam aplicados em mídias sociais. Ou seja, contar histórias sobre seus produtos e serviços para “educar” seus seguidores de forma interessante, elegante e genuína.

2 – Web Sites

Web sites são uma espécie de “casa própria” no mundo virtual. Não é um “empréstimo” como no caso das plataformas de mídias sociais. No web site quem manda é o dono. Nas plataformas de mídias você não tem controle e tudo pode simplesmente desaparecer a qualquer instante. É importante ter site bem construído que pode funcionar como uma vitrine ou catálogo online de sua empresa.

3 – E-Commerce

Se você comercializa produtos físicos ou digitais direto para o consumidor final um                    e-commerce (ou loja virtual) pode ser uma ferramenta para facilitar muito as vendas. Todo o comércio varejista e atacadista, assim como a venda de infoproducts (livros, música, cursos, revistas e muito mais) tem enormes ganhos com lojas virtuais bem planejadas e construídas.

4 – Campanhas com Links Patrocinados

As campanhas de compra de tráfego principalmente nas plataformas Google e Facebook são – hoje em dia – responsáveis pelos melhores resultados comerciais para a maior parte das empresas dos mais diversos setores.

Com as incríveis ferramentas disponibilizadas pelas plataformas, podemos entregar mensagens comerciais com uma precisão jamais vista na história. Campanhas bem construídas mudam completamente os resultados comerciais de empresas para melhor. Outra grande vantagem é que mesmo empresas pequenas e com orçamentos reduzidos e limitados podem atingir seus públicos por preços acessíveis.

Uma campanha patrocinada geralmente leva as pessoas que clicam nos links até uma página especial (landing page) que é construída para vender algo (página de produto de uma loja virtual) ou para captar os dados (nome + email + telefone = lead) para futuros contatos.

Para deixar o contato comercial, normalmente as empresas dão algo em troca como por exemplo em e-book, 15 dias de uso grátis, brindes, descontos expressivos e outros atrativos que devem ser “irresistíveis” para o público alvo.

Confira essa landing page como exemplo: https://contato.site/4b77cc7060/consultoria-marketing-digital/agromarketingdigital

5 – Automação de e-mail e sms marketing

Essas tarefas de automação requerem a contratação de plataformas especializadas que permitem que se construa sequências de mensagens que são enviadas automaticamente para prospects e outras pessoas que de alguma forma se interessaram.

Além disso, com o uso de plataformas corretas, pode-se qualificar as leads de acordo com suas interações com as mensagens comerciais enviadas. No final de uma sequência automatizada, diversos nomes com maior possibilidade de compra são separados dos simples curiosos.

É hora de enviar os nomes qualificados para os prospectores e vendedores.

6 – Contato comercial corporativo

Já de posse de nomes pré-qualificados, o velho e bom telefone ainda tem seu lugar. Principalmente em vendas de empresas para empresas (B2B), produtos técnicos ou venda de itens de alto valor, a interação humana é indispensável. É claro que se o telefone comercial não atender e se você já tem o número do celular deve-se usar o WhatsApp.

Nesse caso, os vendedores já possuirão leads pré-qualificadas com conhecimento do que está sendo oferecido por causa da automação de e-mail marketing. Ferramentas digitais (CRM) que facilitam e otimizam o tempo de profissionais de venda também devem ser empregadas.

Eros de Castro
Estruturação de negócios online