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Por que todo produtor rural deveria conhecer um pouco de agromarketing digital
- 8 de março de 2022
- Escrito por: eros
- Categoria: Negócios On-line Tecnologia Web Marketing
“O marketing digital oferece ferramentas de alta eficácia para os empresários envolvidos com o agronegócio brasileiro.”
O produtor rural deve saber disso agora!
O Agronegócio brasileiro tem sido rápido na adoção de tecnologias de ponta em suas mais diversas práticas de produção de alimento. No entanto, os produtores rurais têm sido mais lentos para se beneficiar com marketing e relacionamento digital com clientes, mesmo sabendo que essas tecnologias contribuem decisivamente para o sucesso de empresas de diversos outros setores.
A percepção do marketing digital pelos produtores rurais brasileiros se intensificou durante a pandemia de COVID19. Com as grandes feiras comerciais e oportunidades de vendas pessoais simplesmente canceladas, muitos se esforçaram para entender melhor os benefícios das tecnologias de divulgação e vendas digitais.
Mas e os produtores rurais?
Eles querem se envolver com divulgação e venda digital?
Os agricultores querem se envolver com divulgação de marcas no agronegócio online OU preferem contatos tradicionais que geram compromissos pessoais com “traders”, representantes, indústria ou varejistas?
A resposta é:
vai depender mais de quem compra!
Como qualquer transformação ou mudança na cultura de indústrias bem estabelecidas, as decisões podem levar algum tempo para amadurecer. Mas é óbvio que aqueles que aprenderem técnicas mais eficientes e baratas de se fazer negócios na frente da competição vão ter ganhos.
Uma pesquisa de 2019 da McKinsey com 700 agricultores nos Estados Unidos descobriu que a preferência pelo uso do digital ou pelo contato humano com clientes que adquirem a produção rural depende em qual nível do processo de compra as pessoas estão.
Por exemplo, um trader ou outro comprador pode querer conhecer uma marca e seus produtos pela internet, mas para fechar o negócio, pode ainda preferir o velho e bom telefonema ou então até um compromisso firmado no WhatsApp.
Entenda o estágio inicial de um comprador
Um representante comprador ou varejista no estágio inicial de compra quer sim conhecer um catálogo digital na web. Algo de fácil acesso com mais informações sobre os produtos, incluindo até preços e estoque de produtores rurais.
Um web site pode ajudar bastante um novo comprador a começar um processo de compra de produtos rurais entendendo procedência, história, qualidade, facilidades, sazonalidade, preço, estoque e muito mais!
Acontece que, ao visitar um web site, alguns “cookies” reconhecem o internauta e as tecnologias modernas podem começar a enviar mensagens promocionais sobre as vantagens da marca que ele acabou de visitar com seu celular. Chamamos essa prática de retargeting ou remarketing e certamente você já foi alvo desse método: ofertas dos produtos que você procura em um web site começam a aparecer em todos os lugares que você visita na web.
Baseado no fato de que uma pessoa já visitou o seu web site ou um perfil nas redes sociais, conclui-se que algum interesse nessa área ele ou ela tem. É assim, que se obtém clientes em maior quantidade, de forma mais barata e com processos mais eficientes nos dias de hoje. Achamos quem visitou seu site ou se interessou por seus produtos em qualquer lugar da web e enviamos as promoções.
Em que pé está o uso de marketing digital no campo?
Nos Estados Unidos, segundo a mesma pesquisa da McKinsey, 25% das vendas dos produtores rurais do país já são feitas a partir de tecnologias que incluem web sites, mídia social, publicidade digital e CRM ativo.
No Brasil ainda não temos esse número contabilizado. Mas já existem várias empresas rurais que vendem em seus e-commerces, ou em marketplaces como o Mercado Livre. Esse número certamente continuará a aumentar à medida que as empresas rurais mais ágeis trabalham para acompanhar as mudanças melhorando sempre seus processos.
Uma dica final?
Eu, como profissional da área bem experiente, já vivi essa história várias vezes: primeiro o empresário vê até com desconfiança a adoção de novas tecnologias. Porém, em poucos anos aqueles que melhor se posicionaram na WEB cresceram muito mais rápido e tomaram o mercado.
Fica aqui nosso convite!
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Eros de Castro
CEO/Sócio
Hxis Tecnologia