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Marketing Digital para o Agronegócio do Brasil
- 9 de julho de 2021
- Escrito por: eros
- Categoria: Negócios On-line Tecnologia Web Marketing
“O marketing digital oferece ferramentas de alta eficácia para os empresários envolvidos com o agronegócio brasileiro.”
Potencial do AgroMarketing Digital no Brasil
As empresas do agronegócio brasileiro – especialmente pequenas e médias não envolvidas com commodities – sempre utilizaram métodos mais tradicionais de vendas e marketing para comercializar seus produtos, desde contato pessoal até feiras presenciais, com equipes de vendas bem qualificadas e com atendimento personalizado.
Agora, as empresas podem escolher entre os canais tradicionais de divulgação de negócios e as mais novas práticas de marketing, incluindo o marketing digital.
Os mesmos benefícios de outras atividades econômicas
O poder do marketing digital, do qual se utilizam o comércio, a indústria e os serviços, pode ampliar significativamente a performance comercial do agronegócio. O marketing digital para a agricultura e para todo o setor de agronegócio oferece às empresas a oportunidade de aumentar significativamente a visibilidade, e gerar oportunidades entre empresas e com o consumidor final com mais eficiência do que nunca.
Vale ressaltar que o marketing digital oferece oportunidade de crescimento de vendas tanto para negócios B2B, que vendem para outras empresas, com a geração automatizada de leads qualificadas; quanto para negócios B2C, que vendem diretamente para o consumidor final, através do e-commerce.
Os serviços de marketing digital podem ser usados também para vendas de produtos agrícolas, vendas de produtos no atacado, e negócios de exportação/importação – usando ou não o comércio eletrônico – independentemente do setor ou área específica do negócio do produtor rural.
Considerando que o agromarketing ainda é pouco explorado no país, existe uma enorme oportunidade para os primeiros se profissionalizarem nesta área.
Veja abaixo os principais usos do web marketing para as empresas do campo.
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1 – Web Site
Há basicamente dois tipos de web sites:
- – Institucional/catálogo
- – E-commerce.
Um web site institucional é de grande valia para o agronegócio, pois utiliza imagens, descrições detalhadas de produtos e slogans, vídeos demonstrativos, formulários de contato, e muitos outros recursos para estimular o comércio de produtos do agronegócio para uma parcela muito mais ampla de potenciais clientes.
Já o e-commerce do agronegócio – embora possa ter desafios logísticos e não se adaptar a qualquer tipo de produto – pode revolucionar o setor ao oferecer produtos rurais para entrega em todo o país, via Correios ou transportadoras especializadas.
Para empresas B2B, um web site é uma espécie de sala de visitas e showroom (vitrine?) para que compradores de todo o país – e até do mundo – possam conhecer melhor um fornecedor de produtos do agronegócio.
2 – Publicidade com links patrocinados
Tanto a plataforma do Google (Google Ads), quanto a do Facebook (Facebook Business) oferecem meios de se fazer uma comunicação de marketing extremamente eficiente e segmentada para atingir clientes em todo o país, regiões específicas, e até no exterior.
Links patrocinados podem levar as mensagens comerciais e os produtos do agronegócio brasileiro diretamente para potenciais novos clientes (pessoas que têm maior probabilidade de se interessar) com grande eficiência e baixo custo.
3 – Automação da geração de leads
Através uma série de métodos típicos do marketing digital, é possível gerar listas constantemente atualizadas de pessoas dentro de perfis demográficos e comportamentais, que demonstram interesse em produtos específicos. A automação de marketing gera listas de contatos comerciais para serem trabalhados pela equipe de vendas.
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