Blog
Vendedor Digital: uma nova profissão
- 1 de julho de 2021
- Escrito por: eros
- Categoria: Negócios On-line Tecnologia Web Marketing
“Métodos tradicionais já não funcionam para vendas mais complexas em um mundo pós-pandemia. As novas gerações exigem ser atendidas on-line. Adapte-se ou saia de cena.”
O Novo Vendedor é Digital
As vendas digitais envolvem o uso de plataformas tecnológicas virtuais para chegar com mais precisão aos clientes em potencial e para educá-los em relação a produtos, e por fim, oferecer uma solução que atenda de maneira única às suas necessidades e expectativas.
É desta forma estratégica que um profissional de marketing pensa e planeja as suas ações. Por isso, existe uma clara convergência entre o novo profissional de vendas digital e o marketing tradicional. Oferecendo métodos comprovados do marketing, a transformação digital de nossos tempos trouxe a ciência de volta ao centro dos negócios. E agora é a vez do marketing digital ou web marketing, como queira.
São muitas as ferramentas de incrível precisão que se apresentam para o novo vendedor alcançar os melhores segmentos de mercado para efetivar a venda.
Mas não se engane, pois, o vendedor tradicional terá que se adaptar para se transformar em um vendedor digital. É uma mudança tecnológica que requer orçamento apropriado, esforço e uso de melhores práticas para alcançar o sucesso.
O que é venda digital
A venda digital é o processo contínuo de usar canais digitais para encontrar, atrair e se conectar com os compradores em potencial. O objetivo é construir relacionamentos nas plataformas digitais e transformar estes contatos on-line em conversas e vendas tanto on-line quanto off-line.
O que faz o novo vendedor digital
O novo vendedor digital tem que saber um pouco de comunicação de marketing e tem que – paulatinamente – utilizar diversas plataformas tecnológicas para atender aos novos compradores.
O gerente de vendas da empresa – com sua experiência ou através da contratação de consultoria e serviços – deve criar a comunicação de marketing, a “copywrite” (textos comerciais para serem copiados e usados por outros), os scripts de venda e as respostas para as principais objeções dos clientes. Em seguida, deve configurar cada plataforma selecionada para facilitar ao máximo seu uso pela equipe de vendas.
Outra técnica muito utilizada por equipes de vendedores é deixar um banco de dados com imagens, posts, vídeos e fotos – tudo de excelente qualidade e já preparadas para serem enviadas para “prospects”. Depois é só arrastar e publicar nas plataformas durante o atendimento de clientes. Enviar bons conteúdos durante um atendimento por WhatsApp por exemplo, pode fazer toda a diferença.
As plataformas mais comuns – que são ferramentas de uso praticamente obrigatório do novo vendedor digital – por exemplo incluem:
- – Web site – institucional ou de e-commerce
- – Landing pages – conversão de vendas ou captação de leads
- – Redes sociais
- – E-mail marketing automatizado
- – SEO
- – Campanhas de compra de tráfego
++++
Atenção!
Não se espera do vendedor digital a capacidade de programar web sites ou criar automação de ações de marketing digital. Não se trata disso. Mas o vendedor digital deve entender os processos e seus objetivos, sugerir melhoramentos e utilizar o melhor da tecnologia para criar relacionamentos on-line e transformá-los em vendas usando vários canais de comunicação digital.
Ao aprender e usar novas tecnologias o novo vendedor digital dá um salto em qualidade e eficiência sendo capaz de entregar resultados mais expressivos para sua empresa.
Qual a diferença entre Marketing Digital e Venda Digital
A venda digital é responsável por gerar receita – o sangue que sustenta a vida das empresas.
O marketing digital tem forte influência da ciência da computação e de tecnologia da informação para encontrar e envolver um público-alvo extremamente segmentado. Por outro lado, a venda digital está focada em transformar públicos selecionados em compradores.
O que é uma máquina de venda digital
É um conceito que vem sendo desenvolvido nos últimos anos por uma grande número de empresas em todo o mundo. Máquina de vendas é um processo para captação de clientes que inclui uma sequência de ações que acontecem de forma automática no mundo digital. Esse processo reproduz on-line – e de acordo com um algoritmo – as formas mais tradicionais de venda.
As máquinas de vendas podem ser muito diferentes entre si, sempre buscando ao máximo atender ao planejamento estratégico das empresas. Uma máquina de vendas pode otimizar orçamentos e conquistar novos mercados aumentando vendas diretas ou criando um fluxo constante de “leads” que são clientes em potencial já previamente selecionados pelo algoritmo da máquina.
Veja um passo a passo básico abaixo:
- Anúncio em links patrocinados (Google/Facebook) >>> internauta clica no anúncio e é conduzido para uma Landing Page
- Landing page >>> internauta visitante executa tarefas desejadas de conversão
- Conversão >> dois tipos mais comuns de conversão: fechamento de uma venda imediata ou captação de contato comercial do interessado para futuro relacionamento
A partir deste esquema básico muitas variações são possíveis para otimizar as conversões de acordo com a estratégia da empresa.
++++
Consulte-nos sobre serviços de construção de máquinas de vendas customizadas para empresas.
Treinamos seu pessoal nas plataformas selecionadas!