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Como usar hashtags nas mídias sociais
- 13 de janeiro de 2021
- Escrito por: eros
- Categoria: Redes sociais
“Quaisquer que sejam as plataformas de mídia social que sua marca usa, saber como usar hashtags ajudará a aumentar o engajamento do cliente.”
Veja abaixo a definição e sugestões para uso
O que é uma hashtag?
- A cerquilha (#) – também chamada de antífen ou “jogo da velha” – foi inicialmente usada para designar números, e depois em programação para diversos fins. Elas foram usadas pela primeira vez como hashtags no verão de 2007. O especialista em marketing na web Chris Messina entrou nos escritórios do Twitter com uma ideia: por causa da brevidade da plataforma, ele sugeriu que a empresa começasse a usar o símbolo para agrupar tuítes relacionados entre si. Desde então, o uso de hashtags, seu alcance e eficácia apenas aumentou.
- Pense nas hashtags como uma maneira de conectar o conteúdo da mídia social a um tópico, evento, tema ou a uma conversa específica. Eles também facilitam a descoberta de postagens sobre tópicos específicos, porque as hashtags agregam todo o conteúdo de mídia social com a mesma hashtag.
Noções básicas de hashtag
- Elas sempre começam com #, mas não funcionarão se você usar espaços, pontuação ou símbolos.
- Não junte muitas palavras. As melhores hashtags tendem a ser relativamente curtas e fáceis de lembrar.
- Use hashtags relevantes e específicas. Se for muito obscuro, será difícil encontrá-lo e provavelmente não será usado por outros usuários de mídia social.
- Limite o número de hashtags que você usa em uma só publicação. Na verdade, quando se tem muitas hashtags em uma publicação, o post fica mais parecido com um spam. Sugerimos no máximo 10 hashtags.
Por que usar hashtags?
- Maior envolvimento com seus seguidores: Incluir hashtags em suas postagens significa participar de uma conversa nessa plataforma de mídia social. E o mais importante, torna suas postagens visíveis nessa conversa.
- Obter maior engajamento: Aumenta o engajamento nas mídias sociais da sua marca por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e novos seguidores.
- Uma oportunidade para construir sua marca: Criar uma hashtag de marca pode ser uma maneira eficaz de promover seus negócios e gerar discussão sobre ela.
- Como forma de mostrar apoio a questões sociais: Usar uma hashtag conectada a um problema além da sua marca é uma maneira de se mobilizar por trás de uma causa ou problema importante para você, sua marca e toda a sociedade.
- Adicionar contexto a uma postagem de mídia social – No Twitter, você não tem muito espaço para escrever uma legenda. Você tem 280 caracteres, para ser exato.
- Simplicidade na comunicação – Usar uma hashtag pode ser uma maneira simples de contextualizar o que você está falando, sem desperdiçar caracteres escrevendo legendas detalhadas. Legendas mais longas nem sempre são as mais eficazes. Aqui menos é mais.
Ajude seu público-alvo a encontrar você
No Instagram e no LinkedIn, os usuários podem seguir hashtags, assim como seguem usuários. O uso de algumas hashtags populares pode ser outra maneira de ajudar novos usuários a encontrar sua marca. Por exemplo, se você usar #travel em suas postagens do Instagram, alguém que seguir essa hashtag verá sua postagem recente em seu feed. Você pode ganhar novos seguidores dessa maneira.
É também muito eficiente usar hashtags que façam referência mais específica ao conteúdo de cada imagem dos posts. Por exemplo, um salão de beleza pode usar #cortechanel ou #cortefemininochanel usando uma foto do mencionado corte.
As Hashtags mais utilizadas no mundo
Em março de 2020, algumas das hashtags mais populares do Instagram de todos os tempos incluem:
1 – #love (1.7 Bilhões de posts)
2 – #instagood (1.1 Bilhões de posts)
3 – #photooftheday (763 Milhões de posts)
4 – #beautiful (639 Milhões de posts)
5 – #happy (564 Milhões de posts)
6 – #picoftheday (551 Milhões de posts)
7 – #photography (537 Milhões de posts)
8 – #nature (494 Milhões de posts)
9 – #instagram (439 Milhões de posts)
10 – #food (376 Milhões de posts)
E não se esqueça…
Obviamente, as hashtags populares são diferentes em diferentes plataformas de mídias sociais. No LinkedIn, as mais populares incluem #liderança e #produtividade. Como existem milhões de postagens usando hashtags populares, elas são relativamente universais. Elas não são específicas a um negócio ou um tema, e não dizem muito sobre sua marca. Portanto, use essas hashtags acima populares com moderação.