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Três dicas para usar o WhatsApp para vender
- 10 de setembro de 2020
- Escrito por: Alexandre E. Silva
- Categoria: Redes sociais
O WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo, com 2 bilhões de usuários. Dentre eles, 120 milhões são brasileiros. Desta forma, faz muito sentido querer vender por ele. Contudo, o aplicativo não se presta aos negócios de forma tão direta quanto outros: não há anúncios pagos, e neste momento, o WhatsApp pay, que permitiria que pagamentos fossem feitos diretamente na plataforma, continua suspenso.
Neste artigo, oferecemos algumas sugestões de como usar o WhatsApp para se comunicar com o cliente e promover sua marca.
1. Faça vitrines digitais de seus produtos ou serviços.
Construa arquivos adaptados ao formato do WhatsApp. O tamanho do arquivo e a concisão da informação são fundamentais nesta plataforma. Tamanhos pequenos e leves nas imagens ou vídeos, e informações simples e diretas são mais eficientes.
O que é uma vitrine digital para WhatsApp?
São imagens e textos bem construídos e organizados previamente voltados para descrever e vender produtos ou serviços. Salve seus arquivos em locais fáceis no computador para que os vendedores possam usar no dia a dia.
Quando um cliente pedir por algo no WhatsApp, tenha em mãos textos e imagens que facilitem a venda.
2. Defina com clareza como será o processo de compra.
Atrasar as respostas a pedidos pelo WhatsApp é muito ruim para a marca.
As tags com cores do WhatsApp Business podem ajudar na segmentação de contatos. Mas elas são insuficientes para processar e acompanhar pedidos de forma profissional e bem controlada. Ainda há a necessidade de se usar softwares em conjunto com o WhatsApp.
O acompanhamento pós-venda também pode ser feito via WhatsApp desde que você tenha o controle das informações. Follow up!
3 – Conduza seu cliente ao pagamento com profissionalismo.
Conduza ao seu e-commerce onde você pode manter um melhor controle da venda. Pequenas operações podem também enviar botões de pagamento direto para plataformas tipo PagSeguro e PayPal.
Em uma loja virtual as ferramentas são automatizadas para calcular fretes, determinar locais de entrega, emitir e-mails de confirmação e selecionar meios de pagamento, entre outras. Como o WhatsApp não tem essas ferramentas elas devem vir de outro local.