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Desafios e oportunidades durante e depois da crise do coronavírus
- 2 de agosto de 2020
- Escrito por: Alexandre E. Silva
- Categoria: Negócios On-line
Acima de tudo, a pandemia impõe a transformação digital nas empresas
Faz quase duas décadas que o comércio eletrônico ou e-commerce vem crescendo com mais de dois dígitos por ano. É um crescimento espantoso. Mas o medo de andar nas ruas e se contaminar transforma agora os serviços on-line em uma questão de vida ou morte para as empresas. E essa tendência só tende a aumentar mesmo após a crise.
Oportunidades para quem ofertar: Presença na Web
E-commerce é a saída.
Toda loja deve ser também uma loja on-line. As lojas físicas vão se transformar cada vez mais em um local de exposição de mercadorias. Um local para ver os produtos e fechar negócio a primeira vez. Todo o resto será on-line.
Delivery is king!
Se o seu negócio tem atendimento presencial, implante também meios de atendimento, compra e pagamento on-line. Ofereça serviço de delivery na sua vizinhança ou veja seu mercado sumir.
Atendimento via WhatsApp
O atendimento de clientes on-line deve ser excelente! E isso é relativamente fácil de se fazer usando a plataforma WhatsApp. Considere também usar Zoom/Whereby e chamadas de vídeos. O contato olho no olho é importante para fechar vendas!
O consumo está sendo repensado e as pessoas estão considerando/precisando usar novas marcas e modelos de negócios
Fidelidade e Infidelidade: Oportunidades para quem ofertar
Negócios locais
Há um repentino interesse nos negócios locais em detrimento de grandes aglomerados nacionais e internacionais. Principalmente aqueles que fazem entregas e têm presença na web
Meio ambiente
Interesse em causas ligadas à proteção do meio ambiente cresceu muito depois da pandemia. Produtos e serviços que sejam ambientalmente mais seguros têm crescido fortemente na preferência dos consumidores.
Cuidados sanitários
Negócios que exigem a presença do cliente – como salões de beleza, restaurantes e clínicas devem oferecer segurança sanitária. Seja obsessivo na limpeza e higienização e mostre isto aos clientes!
A casa como o centro da vida
Empresas no mundo todo estão se sentindo mais a vontade para manter seus funcionários trabalhando de casa e sem causar perda de produtividade por fazer isso. O mundo vai cada vez mais girar em torno da “home” – atenda as pessoas com segurança em suas casas!
- • Trabalhar de casa causa enormes economias de tempo, dinheiro, combustível, poluição e acidentes.
- • Foco e disciplina são fundamentais para trabalhar de casa.
- • Saúde, qualidade de vida e sustentabilidade entram nas prioridades das pessoas.
- • Mais do que nunca será importante “ouvir” o cliente para entender o que ele pensa, sente e necessita.
- • Um atendimento de primeira qualidade via WhatsApp e reuniões via Zoom podem fazer a diferença no relacionamento com seus clientes.
- • Planeje como vai manter os seus contatos e clientes em meio digital.
Se precisar de ajuda profissional para sua empresa entrar ou melhorar sua presença na web, venha falar conosco.
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