O Básico de Web Marketing
- 20 de julho de 2020
- Escrito por: Alexandre E. Silva
- Categoria: Web Marketing
Marketing Digital
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Independente da forma como você chama, comercializar sua empresa on-line é fundamental. Afinal, o aumento expressivo do uso da Internet afetou enormemente a maneira como as pessoas compram produtos e interagem com as empresas.
Então, o que é marketing digital?
O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing – é uma maneira de conectar pessoas que precisam de um produto ou serviço com pessoas que produzem esses mesmos produtos ou serviços. A verdadeira diferença é que você se relaciona e influencia esses clientes on-line usando dispositivos conectados com a internet.
Aqui estão alguns dos recursos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar pessoas neste novo universo digital.
• Web site
• Conteúdo em vídeo (anúncios em vídeo, demonstrações de produtos, etc.)
• Imagens (infográficos, fotos de produtos/serviços, fotos da empresa, etc.)
• Conteúdo escrito (copywrite, postagens de blog, eBooks, descrições de produtos, depoimentos, etc.)
• Produtos ou ferramentas on-line (softwares especializados, calculadoras, conteúdo, etc.)
• Mídia social
• Recursos de marca (logotipos, ícones, siglas, layouts, etc.)
• Automação de e-mail marketing
• Ferramentas para avaliar indicadores de desempenho – Analytics & ROI
Estratégias de Marketing Digital
A lista de estratégias de marketing digital também está em constante evolução, mas aqui estão algumas das estratégias que a maioria das empresas utiliza:
• Publicidade Pay-Per-Click – Compra de visitantes ou compra de tráfego
A publicidade de pagamento por clique (PPC) é na verdade um termo amplo que abrange qualquer tipo de marketing digital em que você paga por cada usuário que clica em um anúncio. Por exemplo, o Google AdWords é uma forma de publicidade PPC chamada “publicidade de pesquisa paga”. Os anúncios no Facebook são outra forma de publicidade PPC chamada “publicidade paga em mídia social”.
• Publicidade de pesquisa paga
Google, Bing e Yahoo permitem que você publique anúncios de texto em suas “Páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa”. A publicidade de pesquisa paga é uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial que pesquisam ativamente um produto ou serviço como o seu. Anúncios em mecanismos de buscas são bons para produtos e serviços que as pessoas já conhecem e buscam. Produtos que ainda precisam ser apresentados ao cliente, devem dar preferência às mídias sociais com a publicação de conteúdo educativo.
• Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
Se você não deseja pagar para aparecer nos resultados de pesquisas em sites especializados, também pode usar o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) para tentar classificar as páginas ou postagens em seu site organicamente. Você não precisa pagar diretamente por cada clique, mas a classificação de uma página geralmente leva bastante tempo e esforço para ser selecionada entre milhões de outras páginas que já têm mais tempo e reputação no Google.
• Publicidade paga em redes sociais
A maioria das plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat permitirá a exibição de anúncios em seu site. A publicidade paga em mídias sociais é ótima para conscientizar os públicos que talvez não saibam que sua empresa, produto ou serviço existe. Para quem está começando no mercado, fazer anúncios em mídias sociais é praticamente obrigatório.
• Marketing de mídia social – publicações
Assim como o SEO, o marketing de mídia social é a maneira orgânica e gratuita de usar plataformas de mídia social como o Facebook ou o Twitter para comercializar seus negócios. E, assim como o SEO, o marketing orgânico de seus negócios nas mídias sociais exige muito mais tempo e esforço, mas, a longo prazo, pode gerar resultados sólidos e muito mais baratos.
• Otimização da taxa de conversão (CRO)
A otimização da taxa de conversão (CRO) é a arte e a ciência de melhorar a experiência on-line do usuário e conduzi-lo a deixar seu contato (nome, celular e e-mail) ou a realizar uma compra.
• Marketing de conteúdo – Inbound
Marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital. O marketing de conteúdo abrange qualquer esforço de marketing digital que você fornece conteúdo (postagens em blogs, infográficos, eBooks, vídeos etc.) para educar e criar reconhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.
• Publicidade nativa
Você já chegou ao final de um artigo e viu uma lista de artigos sugeridos? Isso é publicidade nativa. A maioria das propagandas nativas se enquadra no marketing de conteúdo porque usa conteúdo para atrair cliques (“você nunca acreditará no que acontece a seguir!”). Muitas vezes, a publicidade nativa pode ser um pouco difícil de identificar, pois geralmente é misturada com recomendações de conteúdo “não pago”
• Marketing de e-mail
O email marketing é a forma mais antiga de marketing on-line e ainda é considerada de grande eficácia. A maioria dos profissionais de marketing digital usa e-mail marketing para educar seu público alvo, para anunciar ofertas especiais ou promover um evento. Com e-mail programados para disparar automaticamente fica mais fácil criar uma sequência de textos e outros conteúdos que encantam e conduzem um internauta a se tornar um cliente.
• Marketing afiliado
O marketing de afiliados está basicamente pagando a alguém (uma pessoa ou empresa) para promover seus produtos e serviços em seu site ou em plataformas de terceiros. No entanto, o afiliado somente recebe se uma venda é realizada.
Conclusão e Consultoria
Como você pode ver na lista acima, existem muitas maneiras diferentes para divulgar e vender seus produtos ou serviços on-line. É por isso que muitas empresas contratam uma agência para gerenciar seus esforços de marketing digital ou contratam uma equipe interna de marketing digital para realizar todas as tarefas ou algumas das tarefas acima. No entanto, dependendo da situação da empresa, sai muito mais barato contratar os serviços de uma empresa especializada.