Quais são as maiores mídias sociais no Brasil e no mundo?
Antes de iniciar seu plano de marketing de mídia social para seus negócios de comércio eletrônico, você precisa primeiro obter uma visão geral da distribuição do uso de mídia social.
Dada a crescente penetração e uso das mídias sociais nos dias de hoje, as plataformas nas quais você pode encontrar a maioria do seu público-alvo seriam um bom lugar para iniciar seus esforços de marketing. Para fazer isso, você precisa descobrir qual plataforma de mídia social tem a maior base de usuários.
As estatísticas mais recentes mostram que o Facebook continua a reinar forte como o rei das mídias sociais, com 2,498 bilhões de usuários ativos em abril de 2020. Isso significa que quase dois em cada três dos 3,81 bilhões de usuários ativos de mídias sociais são usuários ativos do Facebook.
As estatísticas do Facebook e seu ranking nas mídias sociais dizem tudo. Não é apenas a plataforma de mídia social com os usuários mais ativos, mas com 1 hora por dia em média, é também a plataforma na qual os usuários passam mais tempo, em comparação com algumas das outras plataformas de mídia social mais populares, como YouTube, Instagram , WhatsApp e Twitter.
O segundo da lista das plataformas de mídia social mais populares em 2020 é o YouTube, com 2 bilhões de usuários ativos – 80% do número de usuários do Facebook.
Como 500 horas de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto em todo o mundo, pode parecer uma tarefa difícil fazer com que seu vídeo seja notado. Mas considere também as estatísticas do YouTube: 1 bilhão de horas de vídeo no YouTube são assistidas diariamente e 90% dos consumidores dizem que descobrem novas marcas e produtos através do YouTube.
As terceira e quarta plataformas de mídia social mais populares são o WhatsApp e o Facebook Messenger, com 2 bilhões e 1,3 bilhões de usuários ativos, respectivamente. Ao contrário do Facebook e do YouTube, eles são classificados como uma plataforma para mensagens, bate-papo e / ou chamadas.
Mais abaixo na lista estão o WeChat, uma espécie de versão chinesa do WhatsApp, com 1,165 bilhão de usuários ativos, e o Instagram com 1 bilhão de usuários ativos, em quinto e sexto lugares, respectivamente. Apesar de estar relativamente alto na lista das plataformas de mídia social mais populares, o número combinado de usuários ativos ainda é menor do que o do Facebook.
Essas estatísticas mostram uma imagem clara do ranking dominante de mídia social do Facebook. Das seis plataformas de mídia social mais populares, mais da metade são entidades do Facebook – ou seja, Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram.
Veja abaixo o ranking das redes sociais mais utilizadas no mundo:
Ranking | Rede social | Nº de usuários (bilhões) |
1 | 2,5 | |
2 | YouTube | 2 |
3 | 2 | |
4 | Facebook Messenger | 1,3 |
5 | 1,2 | |
6 | 1 | |
7 | Tik Tok | 0,8 |
8 | 0,731 | |
9 | Qzone | 0,517 |
10 | Sina Weibo | 0,516 |
No Brasil, o ranking é o seguinte:
Ranking | Rede social | Nº de usuários (milhões) |
1 | YouTube | 133 |
2 | 130 | |
3 | 120 | |
4 | 80 | |
5 | Facebook Messenger | 72 |
6 | 66 | |
7 | 40 | |
8 | 35 | |
9 | Skype | 30 |
10 | Snapchat | 23 |
O Facebook é a rede social mais utilizada mundialmente, porém no Brasil o You Tube passou na frente do Facebook em números de usuários.
Veja abaixo como é a utilização da redes sociais mais populares no Brasil:
Ranking | País | Nº de usuários (milhões) |
1 | Índia | 280 |
2 | EUA | 190 |
3 | Indonésia | 130 |
4 | Brasil | 130 |
5 | México | 86 |
Ranking | País | Nº de usuários (milhões) |
1 | EUA | 120 |
2 | Índia | 88 |
3 | Brasil | 80 |
4 | Indonésia | 64 |
5 | Rússia | 46 |
Ranking | País | Nº de usuários (milhões) |
1 | Índia | 340 |
2 | Brasil | 120 |
3 | EUA | 68,1 |
4 | Indonésia | 59,9 |
5 | México | 57,2 |
Ranking | País | Nº de usuários (milhões) |
1 | EUA | 64,2 |
2 | Japão | 48,45 |
3 | Rússia | 23,55 |
4 | Reino Unido | 17,75 |
5 | Arábia Saudita | 15 |
Linkedln
Ranking | País | Nº de usuários (milhões) |
1 | EUA | 150 |
2 | Índia | 52 |
3 | China | 44 |
4 | Brasil | 34 |
5 | Reino Unido | 25 |