Quais são as maiores mídias sociais no Brasil e no mundo?

 

Antes de iniciar seu plano de marketing de mídia social para seus negócios de comércio eletrônico, você precisa primeiro obter uma visão geral da distribuição do uso de mídia social.

Dada a crescente penetração e uso das mídias sociais nos dias de hoje, as plataformas nas quais você pode encontrar a maioria do seu público-alvo seriam um bom lugar para iniciar seus esforços de marketing. Para fazer isso, você precisa descobrir qual plataforma de mídia social tem a maior base de usuários.

As estatísticas mais recentes mostram que o Facebook continua a reinar forte como o rei das mídias sociais, com 2,498 bilhões de usuários ativos em abril de 2020. Isso significa que quase dois em cada três dos 3,81 bilhões de usuários ativos de mídias sociais são usuários ativos do Facebook.

As estatísticas do Facebook e seu ranking nas mídias sociais dizem tudo. Não é apenas a plataforma de mídia social com os usuários mais ativos, mas com 1 hora por dia em média, é também a plataforma na qual os usuários passam mais tempo, em comparação com algumas das outras plataformas de mídia social mais populares, como YouTube, Instagram , WhatsApp e Twitter.
O segundo da lista das plataformas de mídia social mais populares em 2020 é o YouTube, com 2 bilhões de usuários ativos – 80% do número de usuários do Facebook.

Como 500 horas de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto em todo o mundo, pode parecer uma tarefa difícil fazer com que seu vídeo seja notado. Mas considere também as estatísticas do YouTube: 1 bilhão de horas de vídeo no YouTube são assistidas diariamente e 90% dos consumidores dizem que descobrem novas marcas e produtos através do YouTube.

As terceira e quarta plataformas de mídia social mais populares são o WhatsApp e o Facebook Messenger, com 2 bilhões e 1,3 bilhões de usuários ativos, respectivamente. Ao contrário do Facebook e do YouTube, eles são classificados como uma plataforma para mensagens, bate-papo e / ou chamadas.

 

 

Mais abaixo na lista estão o WeChat, uma espécie de versão chinesa do WhatsApp, com 1,165 bilhão de usuários ativos, e o Instagram com 1 bilhão de usuários ativos, em quinto e sexto lugares, respectivamente. Apesar de estar relativamente alto na lista das plataformas de mídia social mais populares, o número combinado de usuários ativos ainda é menor do que o do Facebook.

Essas estatísticas mostram uma imagem clara do ranking dominante de mídia social do Facebook. Das seis plataformas de mídia social mais populares, mais da metade são entidades do Facebook – ou seja, Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram.

Veja abaixo o ranking das redes sociais mais utilizadas no mundo:

Ranking Rede social Nº de usuários (bilhões)
1 Facebook 2,5
2 YouTube 2
3 WhatsApp 2
4 Facebook Messenger 1,3
5 WeChat 1,2
6 Instagram 1
7 Tik Tok 0,8
8 QQ 0,731
9 Qzone 0,517
10 Sina Weibo 0,516

No Brasil, o ranking é o seguinte:

Ranking Rede social Nº de usuários (milhões)
1 YouTube 133
2 Facebook 130
3 WhatsApp 120
4 Instagram 80
5 Facebook Messenger 72
6 Twitter 66
7 LinkedIn 40
8 Pinterest 35
9 Skype 30
10 Snapchat 23

O Facebook é a rede social mais utilizada mundialmente, porém no Brasil o You Tube passou na frente do Facebook em números de usuários.

Veja abaixo como é a utilização da redes sociais mais populares no Brasil:

Facebook

Ranking País Nº de usuários (milhões)
1 Índia 280
2 EUA 190
3 Indonésia 130
4 Brasil 130
5 México 86

Instagram

Ranking País Nº de usuários (milhões)
1 EUA 120
2 Índia 88
3 Brasil 80
4 Indonésia 64
5 Rússia 46

WhatsApp

Ranking País Nº de usuários (milhões)
1 Índia 340
2 Brasil 120
3 EUA 68,1
4 Indonésia 59,9
5 México 57,2

Twitter

Ranking País Nº de usuários (milhões)
1 EUA 64,2
2 Japão 48,45
3 Rússia 23,55
4 Reino Unido 17,75
5 Arábia Saudita 15

Linkedln

Ranking País Nº de usuários (milhões)
1 EUA 150
2 Índia 52
3 China 44
4 Brasil 34
5 Reino Unido 25

++++

Conheça as nossas soluções para implantação de uma
estratégia de divulgação e aumento de vendas on-line!

Veja como temos ajudado dezenas de empresas de Médio Porte e EPPs
a aumentar significativamente suas vendas totais que são originadas na web.