Sete técnicas para gerar ideias e inovação
- 16 de junho de 2020
- Escrito por: Alexandre E. Silva
- Categoria: Metodologias Ágeis Negócios On-line
As novas ideias – ideias que fazem campeões de vendas – podem vir de dentro ou de fora da sua empresa. A mais importante fonte de ideias externa à empresa é aquilo que os clientes sugerem ou solicitam. Se vários clientes solicitam a mesma coisa, esse produto ou serviço tem grande chance de se tornar um sucesso de vendas – e por isso vale a pena ser criado, desenvolvido e levado ao mercado.
Mas há várias outras fontes de ideias por aí. Preste atenção nestas dicas abaixo!
FONTES EXTERNAS
1 – CLIENTE
– Você pode colocar em ação uma pesquisa de opinião que inclua questionários on-line (Google Forms) e até contato direto com clientes atuais, seja por chamada on-line ou visita ao campo para ouvir o que os clientes têm a dizer. Com estes dados na mão vai ficar mais fácil “inventar” um produto que seja a necessidade de muitos e um sucesso de vendas e lucratividade.
2 – COMPETIÇÃO
– Uma grande parte do que se “cria” vem de se observar a sua competição que tem uma presença de mercado bem-sucedida. O que é que eles fazem que está indo muito bem e que você pode fazer ainda melhor? ´Parece fazer parte de qualquer organização que tem sucesso no seu mercado monitorar de perto o que a competição está fazendo. Tem até uma palavra para isso – “benchmark”.
3 – CONSULTORIA
– Contratar um serviço de consultoria pode trazer excelentes resultados se os profissionais envolvidos têm experiência de mercado e boa formação. As feiras de negócios trazem empreendedores que estão investindo e trabalhando em soluções que podem ser de seu interesse e podem te dar ideias.
FONTES INTERNAS
4 – FUNCIONÁRIOS
– Pessoal de desenvolvimento, propaganda e de vendas geralmente têm boas ideias, exatamente porque estão mais em contato com os clientes. De forma parecida, quem possui afiliados ou revendas deve sempre tentar pesquisar com eles as dicas de como melhor satisfazer o cliente.
5 – FORÇA TAREFA
– Criar um grupo para se responsabilizar em produzir ideias com objetivos e e prazos bem definidos é uma prática bastante utilizada por muitas empresas. Selecione as pessoas mais criativas para participar deste grupo e estabeleça o que você quer e em quanto tempo deve estar pronto. Em seguida dê as condições para que as soluções apareçam.
6 – BRAINSTORM
– Técnica para gerar novos produtos, processos, estratégias ou soluções na qual um grupo de pessoas se reúne para divagar sobre um assunto sem que seja permitido fazer crítica ou impor qualquer tipo de limitação. A técnica é focada na quantidade de ideias geradas e não – ainda – em qualidade das ideias. Tudo é anotado e em seguida as ideias passam por um processo de filtragem para identificar soluções plausíveis.
Sugestão para sua sessão de brainstorm
-
1 – Tenha bem definido qual é o tema da sessão
2 – Conte com um facilitador – uma pessoa que conheça a técnica e que se responsabilize com a criação de um fluxo de ideias mantendo o grupo focado.
3 – Uma pessoa anota e/ou grava tudo. Questione a qualidade das ideias depois.
4 – Permita bobagens e ingenuidades – não estabeleça um padrão de razoável. A ideia é ser somente criativo.
5 – Estabeleça um tempo máximo da sessão – de 10 minutos até uma hora.
6 – O grupo participante deve ser heterogêneo – gente de diversas especialidades e diferentes umas das outras produzem melhores resultados.
7 – Registre tudo – anote ou grave tudo para posterior filtragem.
7 – DESIGN THINKING
– Design thinking é um método prático-criativo de solução de problemas ou questões, com vistas a um específico resultado futuro. Começa com uma IMERSÃO no problema proposto e, em seguida, vai-se para a ANÁLISE E SÍNTESE DOS DADOS acumulados. O terceiro passo é a IDEAÇÃO (ideation) onde se imagina o público alvo e suas reações. Por fim, cria-se um PROTÓTIPO físico e real ou digital, que deve dar vida aos resultados das fases anteriores. Essa técnica requer um profissional da área para aplicar a técnica e dirigir os trabalhos. – Nesta mesma linha, veja também scrum, spring e canvas!