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Dez coisas que você nunca deve fazer com o Marketing Digital
- 24 de maio de 2020
- Escrito por: Alexandre E. Silva
- Categoria: Negócios On-line Web Marketing
O marketing digital é uma parte essencial do cenário de negócios nos dias de hoje, e é bem provável que seus concorrentes já estejam usando.
Porém, implantar uma estratégia de marketing digital e vendas on-line na empresa nem sempre é um caminho tão óbvio e direto. Até mesmo os especialistas mais experientes deste mercado cometem erros ocasionais. Realmente são muitas variáveis que entram neste jogo. Mas uma coisa é certa: não dá para ficar de fora!
Se você está apenas começando a se interessar pelo marketing digital, é provável que você tenha muitas dúvidas sobre o que deve fazer e o que deve evitar. Pensando nisto é que organizamos uma lista de 10 coisas que você não deve fazer de forma alguma. Aproveite, pois esta leitura rápida pode te economizar muito dinheiro e muitos anos de trabalho perdido.
1.NÃO SABER A DIFERENÇA ENTRE OBJETIVO, ESTRATÉGIA E TÁTICAS NO MARKETING
Isso é importantíssimo e sutil ao mesmo tempo. Vou dar um exemplo. O objetivo poderia ser:
“ Gerar uma renda de 60 mil reais mensais recorrentes que será suficiente para cobrir custos da empresa e poupar uma parte. Para atingir este objetivo, nossa estratégia será usar mídias sociais, e-mail marketing e um web site de e-commerce para fazer a comunicação e venda de nossos produtos.
Nossa tática do dia a dia pode mudar de acordo com as circunstâncias, mas implantaremos a prática de produzir conteúdo informativo e educacional, vamos disparar e-mails regularmente e faremos campanhas pagas em plataformas de mídias sociais e no Google. ”
Objetivos geralmente não mudam até que sejam atingidos. Estratégias também são mais estáveis, mas as táticas têm que se adaptar às circunstâncias.
Atenção, pense!
Para quase tudo que se faz na vida, a gente pode imaginar qual é o objetivo de fundo, as estratégias que vamos adotar e quais as ações táticas vamos realizar para conseguir o que queremos.
2.NÃO DEFINIR OBJETIVOS DA CAMPANHA
Com clareza defina o que quer alcançar. E se você não está medindo, não sabe se já atingiu o objetivo ou se está longe de chegar lá. Isso vale tanto para objetivos de sua campanha quanto para qualquer outra coisa. Ao estabelecer sua campanha de marketing digital, é essencial definir metas mensuráveis para acompanhá-la.
Use as muitas ferramentas de análise que o web marketing oferece, tais como Google Analytics ou os relatórios de campanhas do Facebook. Esta é uma das melhores vantagens do web marketing. Medir é fácil e até divertido!
3. NÃO TER DEFINIDO SUA PERSONA
Você para quem você está publicando e anunciando?
Você tem que saber! Como existem tantas pessoas na Web, é absolutamente essencial entender com quem você está falando. Quanto mais você definir esse público, mais produtivas e lucrativas serão suas campanhas.
Para obter melhores resultados, defina seu público não só em dados demográficos. Vá mais fundo para definir seus hábitos, limitações, medos, interesses, plataformas favoritas e eventos relevantes da vida.
4. NÃO FOCAR TOTALMENTE EM SEUS CLIENTES
Se você não desenvolveu e adota uma mentalidade centrada no cliente, é hora de começar. É muito mais fácil vender o que os clientes querem de fato do que vender o que você quer que eles comprem. O marketing digital deve ter tudo a ver com o cliente. Isso significa que a personalização, o direcionamento, a análise de dados e o mapeamento de jornada devem estar no topo da sua lista de prioridades.
5. ESQUECER O MARKETING DE E-MAIL
Com todos os novos tipos chamativos de marketing digital disponíveis (mídia social, celular, conteúdo, etc.), é fácil esquecer o marketing por e-mail. Porém, e-mail marketing é um dos canais mais importantes disponíveis para fazer marketing.
É essencial criar uma lista de assinantes e enviar e-mails de marketing de alta qualidade de forma regular e frequente.
6. COMPRAR SEGUIDORES SOCIAIS
Se você é novo nas mídias sociais, pode parecer que comprar seguidores é uma das melhores coisas que você pode fazer para criar sua base. Infelizmente, essa abordagem provavelmente sairá pela culatra.
À medida que a mídia social se tornou mais avançada, plataformas como Facebook, Twitter e Instagram ficaram melhores em detectar perfis falsos e excluí-los – o que significa que os 4.000 seguidores pelos quais você pagou um centavo podem desaparecer da noite para o dia.
Não compre seguidores. Atrapalha mais do que ajuda!
7. NÃO MEDIR OS SEUS RESULTADOS
Se você não está avaliando seus resultados de marketing digital, está perdendo uma grande chance de melhorar. É por isso que você deve usar ferramentas como o Google Analytics para coletar dados e compilá-los em relatórios facilmente analisáveis. Isso ajuda você a entender onde sua estratégia está funcionando e onde sua abordagem pode melhorar.
8. SEGUIR TODAS AS TENDÊNCIAS
As mídias sociais e o cenário digital estão sempre repletos de novas tendências. Infelizmente, ser rápido demais em aderir a elas pode ser um desastre para sua marca. Embora algumas tendências sejam relevantes para sua empresa, a maioria não será. De fato, investir muito nelas pode prejudicar seu programa de marketing, além de custar fundos e recursos.
Seja lento para seguir as novas tendências. Analisando-as cuidadosamente antes, você pode tomar decisões inteligentes sobre quais deseja participar ou não. Somente tome cuidado para não ficar para trás. Veja o que está dando certo para os outros.
9. NÃO DESENVOLVER A PERSONALIDADE DA SUA MARCA
No mundo do marketing digital, sua marca deve ter uma imagem/layout consistente em todas as plataformas. Por exemplo, se é engraçada e irreverente nas mídias sociais, mas profissional e conservadora no seu site isso significa que seus clientes vão ficar confusos.
Desenvolva a personalidade da sua marca antes de lançar sua campanha de marketing. Isso ajudará a garantir consistência e resultados positivos.
10. TER UMA ABORDAGEM DE CURTO PRAZO
Para melhor ou pior, o marketing digital é uma abordagem que traz mais resultados no longo prazo. Se esperar resultados da noite para o dia, vai acabar decepcionado ou vai abandonar prematuramente as táticas que poderiam produzir um ótimo retorno do investimento com um pouco mais de tempo.
No entanto, quando você entende a abordagem de longo prazo do marketing digital, pode tomar decisões inteligentes para criar os resultados que deseja.
Conclusão?
Se você está iniciando no marketing digital, cometerá erros. E tudo bem!
Confie em mim – eu também já cometi meus erros, e alguns estão na lista acima…
Felizmente, você pode evitar erros graves empregando essas dicas.