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A base de qualquer boa estratégia de marketing é o entendimento do consumidor e de como ele toma decisões. Uma das melhores maneiras de realmente envolver o seu público-alvo é criar uma persona do consumidor, ou “buyer persona”.

Mas o que é uma persona? Em poucas palavras, é uma personagem que representa seu cliente ideal. Além de incluir dados demográficos e comportamentais, que podem ser coletados com mais facilidade que nunca, a persona também tem um lado pessoal e humano.

Ao criar suas próprias personas, você poderá adaptar seus esforços de marketing e se conectar com seu público-alvo para atender às necessidades e resolver os problemas deles mais diretamente. Afinal, se você não sabe para quem está anunciando, como vai vender seus produtos ou serviços?

De acordo com um estudo de Mark W. Schaefer, três a quatro clientes que você tem, geralmente, representam mais de 90% das vendas de uma empresa.

Vamos te mostrar como criar suas próprias personas para produzir conteúdo e material publicitário que tem maior chance de ser aceito e consumido por clientes.

Uma persona deve incluir dados estatísticos, como

–  Profissão / Empresa:

  1. Informações essenciais sobre a empresa (tamanho, setor etc.)
  2. Detalhes sobre o cargo
  3. Dados demográficos

–  Dados Demográficos:

  1. Idade
  2. Gênero
  3. Salário ou renda familiar combinada
  4. Localização: são de uma região urbana, suburbana ou rural
  5. Nível de educação
  6. Tipo de família

Além disso, também deve incluir aspectos psicológicos e pessoais, como:

–  Nome: é muito importante dar um nome à sua persona para dar vida a ela e humanizar seus esforços de marketing

–  O que a persona quer: os objetivos primários e secundários

–  Onde: onde o cliente passa o tempo, on-line e off-line

–  Conteúdo: o conteúdo que o cliente prefere

–  Canais: os meios de comunicação que mais é usado e pelos quais se pode alcançá-lo

–  Objeções: retire a desconfiança. Identifique como o seu conteúdo pode passar mais confiança

–  Pontos de desconfiança: identifique as críticas que o cliente pode ter contra a sua marca

–  O que dizem: Crie frases que a persona diria – gíria, vocabulário sofisticado?

–  O que dizemos: Crie frases que você diria para esta persona

–  Valores pessoais: O que é importante na vida

–  Palavras-chave: palavras que você associa ao cliente

Saber, por exemplo, que seu cliente ideal (persona) é uma mulher ambiciosa de 35 anos com um emprego de alta posição que adora passar tempo no Instagram significa que você não usará métodos de comunicação que melhor se adéquam a um homem com os mesmos 35 anos professor de yoga e que gosta de uma vida mais simples e espiritualizada.

EM RESUMO

Desenvolver uma persona é crucial para o seu negócio. Ajuda a enviar mensagens direcionadas e personalizadas que repercutem muito mais. Também, reduz o desperdício de recursos gastos em públicos-alvo que não estariam interessados em seu produto ou serviço.