Os ISPs (Internet Service Providers – Provedores de Serviços de Internet) travam uma guerra interminável contra os spammers que ficam entupindo nossas caixas de entrada de e-mail. Essa guerra acaba – muitas vezes – atrapalhando que as pessoas recebam até e-mails que elas optaram por receber. Pode ser que seu seguidor – uma pessoa que quer receber seu e-mail – tenha ferramentas automáticas em ação que tratam incorretamente sua mensagem como se fosse spam.
Entenda abaixo os principais pontos para evitar que seu e-mail deixe de chegar ao seu assinante.
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Baseie suas mensagens na Lei CAN-SPAM
A lei americana CAN-SPAM define as regras para email comercial e dá aos destinatários o direito de cancelar o recebimento a qualquer instante.
A lei não abre exceções para o email business-to-business. Isso significa que todo e-mail – por exemplo, uma mensagem para ex-clientes anunciando uma nova linha de produtos – deve estar em conformidade com algumas regras.Principais requisitos do CAN-SPAM
• Não use informações de cabeçalho falsas ou enganosas. Suas informações “De:”, “Para:”, “Responder a:” – incluindo o nome de domínio e endereço de email de origem – devem ser precisas e identificar a pessoa ou empresa que iniciou a mensagem.
• Não use linhas de “Assunto” enganosas. A linha de assunto deve refletir com precisão o conteúdo da mensagem. Por exemplo o ASSUNTO diz “Você ganhou uma TV” e no TEXTO diz: “Veja como concorrer”
• Informe aos destinatários quem é você e onde você está localizado. Sua mensagem deve incluir seu endereço físico e um web site de referência (quando aplicável).
• Diga aos destinatários como cancelar o recebimento de e-mails. Sua mensagem deve sempre incluir uma explicação clara de como o destinatário pode optar por não mais receber seus e-mails no futuro.
• Honre os pedidos de desativação imediatamente. Qualquer mecanismo de desativação oferecido por você deve cancelar o mais rápido possível os envios. O ideal é automatizar o cancelamento de forma que ele seja imediato.
• Monitore o que os outros estão fazendo em seu nome. Mesmo que você contrate outra empresa para lidar com o marketing por e-mail, mantenha a sua responsabilidade.
E-Mails com conteúdo não comercial: Se você estiver enviando apenas emails com conteúdo de relacionamento, estará isento dessas regras. Mesmo assim, não se deve não deve incluir informações de roteamento falsas ou conteúdo enganoso.
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Use marketing de permissão (inbound marketing)
Obtenha permissão de seus destinatários para enviar a eles emails de marketing. Coloque um formulário de inscrição no seu site ou crie uma Landing Page específica para pedir aos visitantes que se inscrevam na sua lista de e-mails.
Se possível, peça aos assinantes para adicionar seu endereço às listas de desbloqueio ou listas de remetentes seguros. Você pode mostrar as instruções da lista de permissões diretamente na página “Obrigado” e depois repeti-las em seu primeiro e-mail.
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Nunca use listas compradas ou de terceiros
Talvez você já tenha sentido a tentação de comprar uma lista de e-mails. Você pode pensar que, apesar de estas pessoas não terem necessariamente interesse no seu produto, você não tem nada a perder, já que os endereços são vendidos a poucos centavos cada, e pelo menos um vai acabar tendo interesse, né?
Não caia nessa tentação. Essas listas estão repletas, não apenas de pessoas sem interesse em você e e-mails mortos, mas também de armadilhas de spam. Armadilhas são endereços de email configurados por ISPs e organizações anti-spam com o objetivo de desmascarar spammers. Como esses endereços de e-mail não são usados por humanos, não há como eles se inscreverem na lista de e-mails de qualquer pessoa ou empresa. Dessa forma, qualquer mensagem enviada para esse tipo de armadilha é considerada spam automaticamente. E aí você é expulso dos serviços de e-mail de diversos locais!
Por fim, se tudo der certo e seu e-mail chegar na caixa de alguém, a pessoa que nem te conhece pode ficar furiosa com a sua marca e te banir para sempre!
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Use serviços confiáveis
Os ESP (E-mail Service Providers) são avaliados como remetentes com base na reputação dos endereços e IPs de seus clientes. ESPs descuidados, com baixa pontuação nos endereços IP de seus remetentes, são destinados às pastas de spam. Eventualmente, eles serão bloqueados pelos maiores ESPs, como Gmail, Yahoo! Mail e Hotmail. Isso é muito ruim, pois se você quiser enviar um e-mail para sua mãe (que tem um gmail por exemplo) ele não vai chegar!
Os Serviços de E-mail Marketing (EMSs), como o MailChimp, solicitam aos ESPs para colocar na lista de permissões seus domínios ou endereço IP (Internet Protocol). É por isso que é importante somente enviar e-mails de marketing por meio de um EMS respeitável, em vez de enviar e-mails de seu próprio servidor, conta de e-mail ou usar um serviço de pouca confiança no mercado.
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Cuidado com o que diz
Os filtros de spam não gostam de anúncios comerciais e promoções deslavadas (“Compre isso!”). Isso não significa que você não pode usar, mas você deve usar as palavras comuns aos e-mails de promoção com moderação.
Os filtros de spam analisam seu conteúdo, e em geral, não gostam de publicidade pura. Não quer dizer que é proibido fazer chamada à ação, mas é aconselhável limitar o uso de palavras arriscadas – como “grátis”, “compre”, “liquidação”,”última chance” ou “promoção”
Além disso:
• Inclua links apenas até sites legítimos com domínios respeitáveis.
• Não faça e-mails muito grandes. (30 kb é bom).
• Equilibre a proporção de imagem para texto. Design e Copywrite!
• Hospede suas imagens apenas em serviços confiáveis.
• Não use pontos de exclamação!!! Ou CAIXA ALTA em “Assunto”.
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Evite truques baratos
• Hashbusting: inserção de caracteres aleatórios na linha de assunto ou no conteúdo para enganar os filtros de spam, por exemplo “d/e g/r/a/c/a”
• Linhas de assunto fraudulentas: linha de assunto com “Re:” ou “Fwd:” como que sugerindo que já existe uma comunicação entre você e a pessoa que recebe
• Reivindicações enganosas: linha de assunto informando que o destinatário ganhou um prêmio, enquanto o texto apresenta as condições que devem ser atendidas para reivindicá-lo
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Atenção a “De:” onde você vem
Os provedores de e-mail avaliam mais do que apenas o IP, o domínio e o conteúdo do remetente. Yahoo! Mail, em particular, presta muita atenção aos seus endereços no campo “De:”. Por este motivo,
• Evite alterações frequentes dos nomes dos campos “De:”
• Evite nomes vagos, como: “1338sdsd8@domain.com”, “noreply@domain.com”
• Use nomes de campo claros e confiáveis, como: “contato @”, “boletim informativo @”, “suporte @”, feedback @ ”
• Atenha-se a um número limitado de nomes de campos confirmados e reconhecíveis. Crie uma boa reputação para esses endereços enviando apenas e-mails atraentes e solicitados.
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Mantenha contato frequente!
Enviar e-mails uma vez a cada dois ou três meses pode ser mais prejudicial do que enviar vários e-mails diariamente. Por quê? Seus clientes podem esquecer tudo sobre você.
Se os assinantes não reconhecerem o campo “De:”, eles poderão excluir sua mensagem, prejudicando sua proporção de “aberto”. Pior ainda, eles podem esquecer-se que se inscreveram na sua lista e marcar suas mensagens como spam.
Existem muitas boas razões para manter um fluxo constante de comunicação, em vez de depender de raras “explosões” de mensagens.E atenção!
Duas regras de ouro para e-mail marketing:
- Não envie e-mails contra a vontade do cliente
- Nem o e-mail mais bonito pode gerar conversões se ele estiver na pasta de spam