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O que é comunicação violenta?

Ser “violento” significa agir de maneira que resulte em dano para os outros ou dano para nós mesmos.


Dessa forma, comunicação violenta é:

  • –  Julgar os outros
  • –  Intimidar
  • –  Ter preconceito racial/gênero/religião/ideias
  • –  Culpar
  • –  Apontar o dedo
  • –  Discriminar
  • –  Falar sem ouvir
  • –  Criticar os outros (OU A NÓS MESMOS)
  • –  Xingar
  • –  Reagir com raiva
  • –  Usar retórica política
  • –  Ser defensivo
  • –  Julgar quem é “bom/ruim” ou o que é “certo/errado”

O que é comunicação não violenta?

Comunicação não-violenta é a integração de quatro coisas:

  1. Consciência:
    – um conjunto de princípios que sustentam uma vida de compaixão, colaboração, coragem e autenticidade
  2. Linguagem:
    – compreendendo como as palavras contribuem para a conexão ou a distância
  3. Comunicação:
    – sabendo pedir o que queremos, como ouvir os outros, mesmo em desacordo, e como avançar em direção a soluções que funcionem para todos
  4. Meios de influência:
    – compartilhar “poder com os outros” em vez de usar “poder sobre os outros”

A comunicação não-violenta ajuda em três coisas:

  1. Aumentar nossa capacidade de conviver com escolhas, significados e conexões
  2. Conectar-se com empatia consigo mesmo e com os outros para ter relacionamentos mais satisfatórios
  3. Compartilhar recursos para que todos possam se beneficiar

Marshall Rosenberg é um psicólogo americano que ajudou a criar essas teorias. É considerado um dos papas da comunicação moderna!

Use em negócios

Também, muito importante sobre isso, é que muitas empresas líderes em suas indústrias em todo o mundo começaram a entender que esses conceitos podem ser usados com MUITO SUCESSO na comunicação comercial e no marketing das empresas!

Todo o Inbound Marketing se baseia na ideia de respeito e não ruptura da atenção do usuário na hora de se fazer publicidade. Convide, engaje, eduque e só então ofereça uma proposta para as pessoas que demonstraram interesse.