O que é comunicação violenta?
Ser “violento” significa agir de maneira que resulte em dano para os outros ou dano para nós mesmos.
Dessa forma, comunicação violenta é:- – Julgar os outros
- – Intimidar
- – Ter preconceito racial/gênero/religião/ideias
- – Culpar
- – Apontar o dedo
- – Discriminar
- – Falar sem ouvir
- – Criticar os outros (OU A NÓS MESMOS)
- – Xingar
- – Reagir com raiva
- – Usar retórica política
- – Ser defensivo
- – Julgar quem é “bom/ruim” ou o que é “certo/errado”
O que é comunicação não violenta?
Comunicação não-violenta é a integração de quatro coisas:
- Consciência:
– um conjunto de princípios que sustentam uma vida de compaixão, colaboração, coragem e autenticidade - Linguagem:
– compreendendo como as palavras contribuem para a conexão ou a distância - Comunicação:
– sabendo pedir o que queremos, como ouvir os outros, mesmo em desacordo, e como avançar em direção a soluções que funcionem para todos - Meios de influência:
– compartilhar “poder com os outros” em vez de usar “poder sobre os outros”
A comunicação não-violenta ajuda em três coisas:
- Aumentar nossa capacidade de conviver com escolhas, significados e conexões
- Conectar-se com empatia consigo mesmo e com os outros para ter relacionamentos mais satisfatórios
- Compartilhar recursos para que todos possam se beneficiar
Marshall Rosenberg é um psicólogo americano que ajudou a criar essas teorias. É considerado um dos papas da comunicação moderna!
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Também, muito importante sobre isso, é que muitas empresas líderes em suas indústrias em todo o mundo começaram a entender que esses conceitos podem ser usados com MUITO SUCESSO na comunicação comercial e no marketing das empresas!
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