DICAS E MELHORES PRÁTICAS PARA REDES SOCIAIS 2019
Instagram x Facebook
Compare as diferenças para alcançar melhores resultados com fotos e textos
Um bom local para negócios
O Instagram tem atualmente um bilhão de usuários mensais no mundo. Desse total, cerca de 80% deles seguem pelo menos uma empresa/negócio/marca. Muito interessante notar que isso é mais do que o número de usuários de Instagram que acompanham celebridades. No ambiente do Instagram podemos claramente afirmar que as pessoas seguem mais empresas do que seguem celebridades.
Isso nos dá a chance de promover descontos e vendas para um público ainda maior, especialmente pessoas que ainda não estão inscritas em suas listas de endereços de e-mails ou de WhatsApp.
Sugerimos usar o Instagram para:
- Ficar de olho no impacto da marca junto às redes sociais
- Mostrar aos seus clientes o lado mais criativo e visual da empresa
- Envolver-se com o público-alvo de mídias sociais que acompanha você e sua empresa
- Levar esse público para seu site para obter conversões
Preparando Imagens para o Instagram
A chave para uma ótima postagem no Instagram é uma imagem de alta qualidade.
Algumas dicas:
- Concentre-se em seus produtos.
- Se você estiver enviando um e-mail sobre produtos específicos de sua loja, escolha uma imagem que mostre de perto o que você está vendendo.
- As fotos focadas no produto costumam ter bom desempenho.
- Verifique se o tamanho das fotos estão de acordo com os requisitos da plataforma.
- Use um fundo neutro. Para destacar o assunto de suas imagens, tente fotografá-las contra um fundo claro ou neutro.
- Compartilhe imagens que atraem a atenção das pessoas de seu público alvo.
Tamanho ideal do post para Instagram:
- 1080 x 1080 pixels
Tipos de posts que mais provocam engajamento
A experiência tem demonstrado claramente que o post mais à direita – com fundo neutro (totalmente branco nessa imagem) e maior destaque para o produto – tem maior chance de alcançar engajamento e vendas. Note que a descrição textual do produto pode ser mais detalhada, mas o texto entra nos comentários sob a imagem do produto.
Textos
O Instagram não exige que você inclua textos nas postagens que você criou, mas você não deve deixar a legenda/comentários em branco.
- Você pode usar algumas poucas hashtags populares que ajudem as pessoas a encontrar você e aquilo que sua empresa oferecem nesse post.
- Considere usar alguns emojis para adicionar personalidade e customização na postagens.
O Melhor Texto Comercial
Relacione o texto diretamente à sua imagem
O texto comercial não precisa descrever exatamente o que está acontecendo na imagem, mas texto e imagem devem fazer sentido em conjunto. Se você estiver usando hashtags e emoticons, confirme se eles são relevantes antes de publicar.
Faça o post ser clicável
- Deixe seu público saber o que você quer que ele faça quando ele vir sua postagem!
- O post é para vender algo ou é para convidar o usuário a participar de uma lista (lista de transmissão no WhatsApp, lista de assinantes da sua newsletter)?
- Como os links não podem ser incluídos nas postagens do Instagram, adicione um à sua biografia e mencione-o no texto descritivo.
- Considere promover o post (requer uma conta com cartão de crédito configurado no Facebook). Assim o post se torna um link que leva o usuário a realizar uma tarefa objeto do post naquele instante.
Melhores momentos para publicar posts com bens de consumo no Instagram
Como destacar seu conteúdo no feed de notícias do Facebook
Com 2,23 bilhões de usuários mensais, o Facebook é a maior rede social do mundo. É também considerada a melhor e mais abrangente rede social do mundo.
Pessoas usam Facebook para bem mais do que conversar com amigos e familiares. Usam também para descobrir marcas e conhecer as empresas e seus produtos. Facebook é também o ponto de partida de muitas vendas.
Partilhar no Facebook permite:
- Promover seu material para pessoas que curtem sua página da empresa
- Incentivar as pessoas a participar de suas lista (newsletter) para receber ofertas e conteúdos especiais
- Mostrar sua marca para um público maior
Conte Histórias
Ao contrário das imagens focadas no produto que funcionam bem no Instagram, as fotos de estilo de vida que mostram as pessoas que usam seu produto geralmente têm mais sucesso no Facebook.
Dicas de imagens
Aumente a confiança na sua marca colocando as pessoas nas suas fotos. Isso ajuda a mostrar a seus clientes como algo funciona, se encaixa ou pode se tornar parte de sua vida cotidiana.
Inclua pessoas no ambiente
- Às vezes, as pessoas precisam ter mais contexto para entender melhor o que você está vendendo. Encontre o melhor ambiente para mostrar, descrever e contextualizar o seu produto/serviço. Não deixe espaço para dúvidas sobre o que você faz.
- Imagens com 1200 x 628 pixels (ficam bem no seu e-mail e no Facebook)
Exemplo de imagem e de texto
“Compartilhe o seu amor pela educação e pelo ensino. Ensine para a nova geração através de uma Escola Digital.Veja como em: http://bit.ly/EscoladigitalNossa plataforma é ideal para quem já possui um negócio na área de educação e percebe que há uma oportunidade na evolução do modelo de educação atual para o mundo online com o Ensino à Distância.”
Chamar atenção também com texto é importante!
Usuários do Facebook estão navegando e conferindo posts em seus feeds de notícias. Dessa forma, escrever um texto comercial que faça a sua mensagem se destacar é muito importante.
- O texto comercial relacionado ao seu post no Facebook deve ser claro e bem resumido.
- Seus clientes devem saber sobre o que é sua postagem de relance, num piscar de olhos, pois essa é a quantidade de tempo que a maioria das pessoas gasta olhando para uma postagem no feed de notícias do Facebook.
Dê um claro apelo à ação
- Além de dar às pessoas as informações que elas procuram é necessário dizer exatamente o que deseja que aquele post faça.
- Inclua expressões como “compre agora” ou “saiba mais” para que seu público saiba quais devem ser os próximos passos.
Forneça um link
- Se o seu CTA (Call to Action!) está oferecendo às pessoas algo para fazer, você precisa fornecer um link para o local onde se pode executar a tarefa.
- Ao contrário do Instagram, você pode incluir um link diretamente em sua postagem no Facebook.
Exemplo de post bem sucedido no Facebook.
- O texto (que está em inglês) é curto e de alto apelo.
- O uso de imagem com pessoas em foto de alta qualidade.
- A ordem para clicar no link e continuar navegação