Hoje em dia, essas duas plataformas são as campeãs na preferência de técnicos e lojistas digitais em quase todo o mundo, mas elas têm enormes diferenças estruturais entre si.
Entenda:
- Shopify é um produto comercial (que você precisa pagar mensalmente), enquanto o Magento Comunidade é um software grátis, de código aberto (pode ser modificado) que necessita de um servidor de web (ISP – provedor de web), instalação e configuração para rodar e ser publicado de forma apropriada.
- Shopify é uma solução comercial proprietária que já hospeda seu site, isto é, você não precisa contratar um provedor de serviços de web (ISP), como por exemplo, Locaweb, UOL, Infolink, etc. – sua loja é hospedada pelo próprio sistema particular da Shopify. Você pode ir comprando mais serviços mensais conforme sua loja digital cresce.
Vamos às comparações!
Funcionalidades básicas típicas de ecommerce (sistemas de lojas digitais)
Tanto o Shopify como o Magento oferecem funcionalidades básicas de loja que são bastante poderosas. Shopify é mais fácil de configurar e usar em comparação com o Magento.
Gerenciamento de estoque e desempenho de carregamento do site para usuários
O plano Shopify Starter (US$ 29 / mês) e o Magento permitem ambos um número ilimitado de itens unívocos para entrada no sistema e venda (SKUs). Entretanto, note que, se você contrata um servidor muito fraco para hospedar sua loja Magento e se ela tem muitos produtos, a velocidade de carregamento do site pode ficar lenta e podem aparecer problemas de desempenho. No Shopify você não tem que se preocupar com isso, uma vez que é uma solução totalmente gerenciada e hospedada pela empresa deles. Significa também que se o Shopify sair do ar, não há muito que você possa fazer, pois você não tem nenhum controle sobre os servidores (não é mais muito comum isso acontecer) e você não pode usar o servidor deles para mais nada além do site.
Frete
Ambas as plataformas permitem opções para o cálculo do frete, que é um dos aspectos mais básicos e essenciais da venda de bens físicos através de uma loja de ecommerce.
Cupons e códigos de desconto
Shopify é fraco nisso, pois não oferece este recurso em seu plano inicial (US$29). Esses recursos começam somente a aparecer em planos mais caros (veja tabela abaixo). Magento permite criação de código de desconto e funcionalidades de cálculo de forma inteligente e abrangente.
Pagamento on-line
Ambos aceitam Pagseguro e Paypal e outros meios de pagamento menos comuns.
Templates
Tanto Shopify quanto Magento oferecerem uma grande coleção de temas e modelos para dar à sua loja on-line uma arquitetura de navegação profissional. Confira algumas templates em https://themeforest.net/
Atenção! Há muitas outras fontes de templates!
São milhares de templates e o que fazemos (se solicitados) é uma seleção preliminar. Apresentamos “uma meia dúzia” de exemplos para o cliente de acordo com os briefings já realizados para a escolha final e aquisição da template.
Aqui é uma questão de gosto. Já fizemos lojas Magento com templates lindíssimas. Hoje eu pessoalmente diria que as templates da Shopify estão com um ar ainda mais moderno e instigante.
Templates variam bastante de preço, mas um design com recursos “premium” fica em torno de US $80. As duas oferecem templates responsivas, com ferramentas para rastrear com Google Analytics e muito, muito mais!!!
Apps e Plugins
Magento, por ser mais antiga e por sua característica de comunidade aberta e não comercial, possui mais de 5.000 plug-ins que podem turbinar sua loja a níveis de altíssimo profissionalismo e elevada performance.
O Shopify disponibiliza um número menor (pouco mais de 1000 plug-ins). Mas mesmo assim, os plug-ins mais importantes estão presentes. Podem ser gratuitos ou pagos. Um exemplo de plug-in gratuito é o software que calcula o preço do frete dependendo do peso e tamanho do volume entre diferentes CEPs dos Correios do Brasil.
Confira alguns plug-ins gratuitos (in English: https://www.shopify.com/blog/12206421-the-top-20-most-popular-free-apps-in-the-shopify-app-store). Os plug-ins do Shopify por enquanto ainda são um pouco mais caros (taxas mensais) na média. Comece com apps mais simples e avance aos poucos a sua tecnologia. Só não deixe sua loja estacionar no tempo. Um sistema precisa evoluir para trazer negócios e ter sua vida estendida.
Capacidade multilíngue
A Shopify não oferece recursos multilíngues diretamente. Para criar lojas em mais de uma língua no Shopify há necessidade de aquisição de plug-ins pagos, adquiridos de terceiros.
Magento está em vantagem aqui, com mais suporte multilíngue já embutido. Ele permite a configuração de muitas lojas, com produtos diferentes em línguas diferentes e tudo controlado em um só back-office.
Capacidades de SEO
Ambas as plataformas oferecem capacidades de configuração de SEO a fim de ajudá-lo(a) a conduzir mais tráfego orgânico para sua loja a partir de motores de busca (leia Busca do Google). O sucesso dessa área depende mais das habilidades técnicas do responsável pela criação ou revisão de SEO de um website.
Customização
Ambas as plataformas oferecem capacidades de customização, através da edição do código HTML/CSS bruto diretamente para controle sobre o design, ferramentas e objetivos comerciais de sua loja. No entanto, como mencionado acima, Shopify tem melhor pontuação aqui, fornecendo um método mais simples, mais gráfico. O Magento oferece recursos de programação sofisticados e quase ilimitados (PHP, JavaScript). No final das contas, se você adquire uma boa template, é ela que vai dar as capacidades comerciais da loja digital.
Mas atenção! Mesmo no Shopify, essas ferramentas de personalização e configuração devem ser usadas apenas por aqueles que têm conhecimento de HTML/CSS e programação básica em Web. Do contrário, um “curioso” pode destruir uma página ou mesmo todo site!
Blog
Funcionalidade bastante comum em templates tanto no Shopify quanto no Magento.
Facilidade de uso
O Shopify é definitivamente mais fácil de usar e mesmo de se configurar.
Custos
Taxas mensais do Shopify
Shopify oferece planos diferentes com taxas mensais.
Clique aqui para ver os planos da Shopify
A Shopify não cobra nenhuma taxa de transação adicional se seu próprio gateway de pagamento for usado (Shopify Plus), mas essa é uma solução para lojas muito grandes. Se estiver usando qualquer outro gateway ou método (como PagSeguro e Pay Pal), sua estrutura de taxa de transação é a seguinte:
Plano Básico (US $ 29 / mês): 2% + Gateway
Plano Profissional ($ 79 / mês): 1% + Gateway
Plano Avançado (US $ 299 / mês): 0,5% + Gateway
Taxas mensais do Magento
Com Magento, você terá que fornecer somente sua própria hospedagem, que está disponível em custos que se iniciam a partir de aproximadamente R$ 40 por mês. Nós aconselhamos instalar uma loja Magento em um ISP confiável e com um plano que garanta que o sistema vai rodar e publicar bem. Além disso, quando acontece uma venda por um gateway acoplado ao Magento (i.e. PagSeguro etc.), a taxa dessa empresa será cobrada da mesma forma que no Shopify.
Atenção! Você pode precisar em ambos os casos de ajuda para gerenciar sua loja ou pelo menos obter serviço de help-desk. Preços variam com cada agência digital e em relação aos serviços contratados.
Conclusão
Enquanto Shopify e Magento são plataformas de ecommerce bastante poderosas, a Shopify oferece maior facilidade de uso, pois é um serviço hospedado e mesmo assim com bom grau de gerenciamento e customização.
Magento, embora muito robusto, livre e poderoso, exige que se execute os caros e complexos procedimentos de instalação de software e configurações iniciais de servidor de web. O Magento é mais caro no início, mas não possui custos mensais de manutenção significativos.
Enquanto o Shopify é mais barato no início, pode ser mais caro no custo mensal (recorrente) se um grande número de plug-ins pagos for instalado. Para começar com poucos produtos e testar o seu modelo de negócios, o Shopify é a melhor solução. Para quem já tem mais experiência e planejamento de longo prazo, Magento pode ser a melhor opção.