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A importância da micro e pequena empresa nas economias nacionais
- 11 de março de 2016
- Escrito por: eros
- Categoria: Negócios On-line pme
Razões para empreender e para apoiar a pequena empresa
Até à década de 1970, as micro, pequenas e médias empresas eram pouco consideradas nos debates sobre o crescimento das economias nacionais. Com a reestruturação das economias e maior integração da indústria mundial, o papel deste tipo de empresas e do empreendedor vem assumindo cada vez maior importância, não só como motor do crescimento econômico regional, mas também como polo criador de inovação.
Estas empresas são classificadas com base no número de funcionários e no seu faturamento anual. A sua classificação, pode variar entre países e regiões e conforme o seu setor de atividade. Mas – o fato é que – a maioria do governos espalhados por todo o mundo vem atribuindo uma crescente importância às MPE’s. O seu papel social na criação de emprego e na prestação de serviços é considerado de grande relevância no desenvolvimento social e econômico.
MPE’s no Brasil
Pelas razões apresentadas, o Brasil não é excepção. No Brasil, as MPE’s vêm assumindo também cada vez mais importância. Segundo o SEBRAE, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos que representam, cerca de 27% do PIB nacional. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas e correspondem a 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado no país (16,1 milhões). As MPEs representam cerca de 98% das empresas brasileiras em número absoluto.
Dinamizadoras da economia e criadoras de emprego
As MPE’s reforçam a promoção do empreendedorismo e o dinamismo econômico, contribuem para o crescimento de economias e para o desenvolvimento do setor industrial. Mas não só no plano material estas empresas têm contribuído. A formação profissional e a melhoria do capital humano que proporcionam, são com certeza os pontos onde têm impacto mais positivo.
A sua crescente importância foi progressivamente sendo reconhecida pelos governos, fundamentalmente pela sua capacidade de gerar emprego e qualificar mão de obra. No Brasil, os seus números de emprego, variam entre 42% no setor industrial, 44% na área de serviços e quase 70% no setor de comércio, por isso são cada vez mais apoiadas e incentivadas.
Proximidade e diversidade
Pelo seu caráter mais elástico, as MPE’s podem assumir muitas formas e trabalhar nos mais variados setores. Pela sua dimensão, estas empresas têm-se destacado, não só pela originalidade, mas principalmente pela sua proximidade com o consumidor. Cada vez mais, os empreendedores reconhecem que uma das vantagens do seu negócio é a proximidade e o contato facilitado com o consumidor. Esse é um diferencial que os distingue das grandes empresas e acrescenta um alto valor aos produtos e serviços.
Inovação
A pesquisa e desenvolvimento (R&D é o termo usado em inglês) tem sido outra área onde as MPE’s mais se têm destacado fruto de sua flexibilidade e da visão inovadora dos empreendedores. Um dos nichos de mercado das MPE’s que mais se tem destacado é o das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC). O alto valor acrescentado pelas ideias que vão surgindo tem impulsionado o crescimento de novas empresas e – muitas – são casos de sucesso.
Em um momento de crise econômica, as grandes empresas tendem a reduzir os seus orçamentos para pesquisa, no entanto, o desenvolvimento de novos produtos e serviços podem surgir exatamente no seio das pequenas iniciativas.
Centradas no desenvolvimento de produtos alternativos e novas opções, as MPE’s fazem da qualidade e da inovação da sua oferta o principal diferencial, e algumas têm conseguido destacar-se como exemplos de sucesso alcançando altíssima rentabilidade.